Quem pretende comemorar o Réveillon na Avenida Paulista encontrará no Metrô ótima alternativa de transporte para chegar ao local da festa. Na virada do ano, para facilitar o deslocamento dos usuários que forem aos eventos programados na região, a circulação de trens em todas as linhas de metrô será ininterrupta durante toda a madrugada.
Os usuários poderão embarcar em qualquer estação das linhas 1-Azul, 2-Verde (exceto a estação Brigadeiro), 3-Vermelha e 4-Amarela (operada pela concessionária ViaQuatro) até às duas horas da manhã. Após esse horário, apenas as estações Paraíso, que integra as linhas 1-Azul e 2-Verde, Trianon/Masp, Consolação, da Linha 2-Verde e Paulista, da Linha 4- Amarela, permanecerão abertas para embarque e desembarque. Todas as demais continuarão em funcionamento, porém somente para desembarque. Na Linha 5-Lilás, os usuários poderão embarcar em todas as estações até a meia-noite. Após esse horário, as estações permanecerão abertas, porém somente para desembarque. Já na Linha 15-Prata não haverá mudanças no horário de funcionamento do monotrilho, que atende diariamente das 6h às 20 horas.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Leia também: CPTM vai operar durante madrugada do Réveillon com estações abertas para desembarque
Estação Brigadeiro fecha mais cedo no dia 31
Quem normalmente utiliza a estação Brigadeiro deve ficar atento às mudanças programadas no último dia do ano. Por questões de segurança, devido a proximidade desta estação ao local da festa na Paulista, na quinta-feira, 31 de dezembro, a estação será fechada às 16 horas e reabrirá somente às 4h40 do dia 1º. A medida será informada aos usuários por meio de cartazes e mensagens sonoras.
Durante a noite de Réveillon, para garantir a segurança dos usuários, o Metrô também reforçará o contingente de empregados da segurança nas estações. Para uma viagem tranquila, o Metrô recomenda aos usuários que sigam as orientações dos empregados e não formem aglomerações nas plataformas e mezaninos das estações. Para não ter que conviver com filas de última hora, a dica é a compra antecipada das passagens. Caso presencie alguma anormalidade, o usuário dispõe do serviço SMS-Denúncia para contato. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 97333-2252 para rápida atuação dos funcionários do Corpo de Segurança. O Metrô garante total anonimato do passageiro. Vale lembrar que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.
No primeiro dia de 2016, todas as linhas do Metrô voltam a operar nos horários habituais, com reabertura das estações a partir das 4h40. Nesse dia, a frota em operação em todas as linhas será semelhante a utilizada num domingo.
Retorno tem antecipação de horário
Na segunda-feira (4), para atender aos usuários que retornam à capital, o início da operação será antecipado para as quatro horas da manhã nas linhas 1, 2, 3 e 4, com viagens extras para os usuários. Na Linha 5-Lilás, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, às 4h40.
Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (telefone 0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 às 23h30. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro atende pelo telefone 0800 770 7100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.