Para reduzir a superlotação, o Metrô de São Paulo vai implantar, até o fim do ano que vem, o sistema automático de controle dos trens na linha 2-Verde. O aparelho, que diminui o intervalo entre composições adquirido há sete anos pelo governo do Estado, ainda está em fase de testes.
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Apenas a linha 4-Amarela, que é privatizada, utiliza o controle automático.
A tecnologia substitui o maquinista e reduz a distância entre os trens aumentando o número de viagens.
O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, revela que o objetivo é reduzir a lotação nos horários de pico.
A migração para o equipamento é uma tendência mundial. Em Paris, Londres, Madri, Nova York e Santiago a capacidade de transporte de passageiros aumentou após a instalação do sistema.
Por atrasos, rompimento de contratos e outros problemas, não haverá entrega de estações de Metrô em São Paulo no ano que vem. Porém, a expectativa é que 19 sejam inauguradas em 2017 nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 17-Ouro.
* Com informações da Rádio Bandeirantes