Florianópolis ganha ponto de ônibus com carregador para celular

Projeto da iniciativa privada é ecossustentável, com placas fotovoltaicas. Prefeitura diz não ter verba para investir em outros como este.

253
carregador para celular
Ponto de ônibus ecossustentável em Florianópolis (Foto: Mariana de Ávila/G1)

Florianópolis ganhou nesta terça-feira, dia 8 de dezembro, uma parada de ônibus com carregador de celular, placas fotovoltáicas e telhado com plantas com irrigação de água de reuso. A estrutura de material reciclado e ecossustentável foi feita pela iniciativa privada como um protótipo.

Na inauguração, a Secretaria de Mobilidade informou que não há como implantar o modelo nas demais localidades da cidade com verba pública, pelo alto custo. Segundo a Prefeitura de Florianópolis, uma parada de ônibus convencional tem o custo de R$ 10 a 12 mil para o município.

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, responsável por desenvolver o projeto com verba de outras 18 empresas, não divulgou o valor total do investimento, mas informou ser superior ao custo dos convencionais.

Infraestrutura

Feito pelo núcleo de paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, o intuito do local é que a cobertura de vegetação diminuia o calor do ponto, com irrigação autônoma feita pelo reuso de água da chuva.

Já a iluminação do ambiente, por lâmpadas de LED, a irrigação da cobertura e o carregamento de celulares via USB têm energia gerada por meio de placas fotovoltaicas.

Segundo a organização, o forro da cobertura e os bancos são feitos com chapas feitas de plástico reciclado e produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça. A estrutura é feita em aço reciclável. A organização diz que o projeto é único no Brasil e teve apoio do Sebrae.

O protótipo fica no bairro Agronômica, em frente a residência oficial do Governo e da 6ª Delegacia de Polícia. Posteriormente a associação pretende instalar um bicicletário e placas com identificação das 11 linhas de ônibus que param no local.

Paradas em Florianópolis

Ao todo, Florianópolis possui 1063 abrigos de passageiros e 2561 pontos de ônibus, com apenas a sinalização. Até 2016, segundo a Secretaria de Mobilidade, serão 200 novos abrigos e 300 passarão por reformas.

No próximo ano também está previsto uma licitação para um sistema de adoção de abrigos, onde a empresa que emprega a publicidade ficará responsável pela manutenção do local.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here