Florianópolis ganhou nesta terça-feira, dia 8 de dezembro, uma parada de ônibus com carregador de celular, placas fotovoltáicas e telhado com plantas com irrigação de água de reuso. A estrutura de material reciclado e ecossustentável foi feita pela iniciativa privada como um protótipo.
Na inauguração, a Secretaria de Mobilidade informou que não há como implantar o modelo nas demais localidades da cidade com verba pública, pelo alto custo. Segundo a Prefeitura de Florianópolis, uma parada de ônibus convencional tem o custo de R$ 10 a 12 mil para o município.
A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, responsável por desenvolver o projeto com verba de outras 18 empresas, não divulgou o valor total do investimento, mas informou ser superior ao custo dos convencionais.
Infraestrutura
Feito pelo núcleo de paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, o intuito do local é que a cobertura de vegetação diminuia o calor do ponto, com irrigação autônoma feita pelo reuso de água da chuva.
Já a iluminação do ambiente, por lâmpadas de LED, a irrigação da cobertura e o carregamento de celulares via USB têm energia gerada por meio de placas fotovoltaicas.
Segundo a organização, o forro da cobertura e os bancos são feitos com chapas feitas de plástico reciclado e produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça. A estrutura é feita em aço reciclável. A organização diz que o projeto é único no Brasil e teve apoio do Sebrae.
O protótipo fica no bairro Agronômica, em frente a residência oficial do Governo e da 6ª Delegacia de Polícia. Posteriormente a associação pretende instalar um bicicletário e placas com identificação das 11 linhas de ônibus que param no local.
Paradas em Florianópolis
Ao todo, Florianópolis possui 1063 abrigos de passageiros e 2561 pontos de ônibus, com apenas a sinalização. Até 2016, segundo a Secretaria de Mobilidade, serão 200 novos abrigos e 300 passarão por reformas.
No próximo ano também está previsto uma licitação para um sistema de adoção de abrigos, onde a empresa que emprega a publicidade ficará responsável pela manutenção do local.