21.1 C
São Paulo
domingo, fevereiro 25, 2024

Falha em trem de manutenção interrompe circulação de trens da Linha 11-Coral da CPTM

Uma falha em um trem de manutenção (ocorrida por volta de 4h30) que circulava na Linha 11-Coral da CPTM interrompeu a circulação das composições entre as estações Luz e Guaianases na manhã desta quinta-feira (3). O problema ocorreu das 5h às 7h, o trem de manutenção quebrado ficou parado entre as estações José Bonifácio e Guaianases. O trecho da extensão entre as estações Estudantes e Guaianases operou com velocidade reduzida. Às 8h, a circulação de trens encontrava-se em processo de normalização.

As estações José Bonfácio e Guaianases, que ligam a Zona Leste até o Centro, ficaram fechadas por motivos de segurança. As plataformas ficaram lotadas e os passageiros que estavam em uma composição que seguia para a estação José Bonifácio onde o trem de manutenção quebrou, saíram da composição e andaram nos trilhos, após ficarem por mais de uma hora dentro do trem desligado e com as portas fechadas. Do lado de fora da estação Guaianases, os passageiros disputavam um espaço nos ônibus, as ruas ficaram lotadas de passageiros e havia muitas filas.

A Rua Salvador Gianetti, onde fica a estação Guaianases, ficou completamente congestionada com o fechamento das vias pela multidão e com uma fila enorme de ônibus. Revoltados, alguns passageiros depredaram alguns espaços da estação José Bonifácio.

Mesmo com a circulação paralisada, o aplicativo de celular da CPTM, que informa a situação operacional da companhia aos usuários, mostrava “situação normal” em todas as linhas. Porém, após o telejornal Bom dia São Paulo, da TV Globo, sobrevoar com um helicóptero, por volta de 6h25, a estação Guaianases e mostrar ao vivo o aplicativo, em questão de minutos a CPTM tratou de atualizar o aplicativo informando que o trecho entre as estações Luz e Guaianases estava paralisado. O apresentador Rodrigo Bocardi relatou o absurdo da companhia em esconder os problemas na linha e lembra que é uma total falta de respeito não informar ao passageiro em tempo real que está ocorrendo um problema e dar tempo deste procurar caminhos alternativos.

estacionamento do Shopping Metrô Itaquera ficou lotado pois muitas pessoas deixaram o carro estacionado para logo após embarcar na Linha 3-Vermelha do Metrô. O entorno da estação Itaquera também ficou lotado, a Avenida José Pinheiro Borges ficou congestionada, pois muitos motoristas se dirigiram ao Centro utilizando a Radial Leste.

Durante a paralisação da linha 11, os usuários tiveram como alternativa utilizar a Linha 12-Safira, fazendo a transferência na estação Calmon Viana, ou se deslocar até a estação Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô, esta que ficou extremamente lotada.

Passageiros andando nos trilhos da Linha 11-Coral. Foto: Mislene Alves

A operação Paese, que é o auxílio de ônibus da SPTrans, foi acionada, mas nem chegou a funcionar, pois foi cancelada a pedido da CPTM às 6h53. Um homem que fazia a travessia na Rua Salvador Gianetti, na altura da estação Guaianases, foi atropelado por um ônibus durante o tumulto.

Desde o final do mês de Outubro, após reportagem do telejornal Bom dia São Paulo da TV Globo mostrar um ranking das falhas da CPTM, com um índice de falhas bem maiores do que ocorreram em 2014, a CPTM está ocultando as falhas constantes que acontecem em suas linhas. A pergunta que não quer calar é: seria para esconder os problemas e “preservar” a gestão atual do governador Geraldo Alckmin?

Passageiros se aglomeram no meio da rua para tentar entrar em ônibus (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Trem série 9000 mais cedo rebocando o trem da manutenção que quebrou entre as estações José Bonifácio e Guaianases. Foto: Fábio Vieira
Plataformas lotadas e filas de passageiros e coletivos nos pontos de ônibus da estação Guaianases, da Linha 11-Coral. Foto: Luiza Silvestrini
Entorno da estação Itaquera. Foto: Reprodução/Milton Jung
Estação Guaianases. Foto: Reprodução/TV Globo

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS