19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Estação da Luz é reaberta dez dias após incêndio que destruiu o Museu da Língua Portuguesa

A Estação da Luz foi reaberta aos usuários de trens às 4h desta quinta-feira (31), dez dias após o incêndio que destruiu o Museu da Língua Portuguesa, no Centro de São Paulo.

A entrada principal e os acessos pela Rua Mauá e pela calçada do Museu da Língua Portuguesa estão fechados, mas os usuários podem acessar a estação pela avenida Cásper Líbero e pela calçada da Pinacoteca, na Praça da Luz. O movimento de passageiros é tranquilo no último dia do ano.

Técnicos vistoriaram e atestaram que a estrutura do prédio no Centro de São Paulo, atingido por um incêndio na semana passada, não corre risco de desabar.

A liberação da Estação da Luz dependia da análise de técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que ocorreu durante a tarde desta quarta-feira (30). O local está interditado desde do dia 21, quando um incêndio destruiu o Museu da Língua Portuguesa, que fazia parte do complexo da estação.

O secretário Estadual de Transportes, Clodoaldo Pelissioni disse que a liberação do espaço foi realizada com o aval da Defesa Civil. O laudo do IPT deverá ser assinado, segundo ele, na sede da Subprefeitura da Sé e confirma que não há risco para a passagem dos trens. “Nesta quinta, no primeiro horário, a Estação da Luz vai ser reaberta ao público. Após a emissão hoje do terceiro laudo do IPT foi constatada total segurança para que possamos operar três das quatro plataformas”, disse Pelissioni.

A vistoria começou no início da tarde desta quarta-feira (30). Não foram necessários mais testes de vibração com trens, já que eles já teriam sido realizados no primeiro laudo do IPT e mostraram que não havia risco para os passageiros. Já os testes de vibração com os trens de carga serão realizados neste sábado (2), das 10h às 12h, segundo Pelissioni.

Um bombeiro civil morreu no incêndio. As causas do fogo estão sendo apuradas. Uma das hipóteses é que ele foi causado por um curto-circuito. Com a interdição, trem e metrô deixaram de circular na estação, deixando de atender passageiros.

Trajetos

As integrações das linhas 4-Amarela e 1-Azul do Metrô e 7-Rubi e 11-Coral funcionarão normalmente. Serão utilizadas três plataformas para embarque e desembarque devido às obras de reparo no prédio do museu. Veja as alterações anunciadas pela CPTM:

Linha 7-Rubi os trens farão o trajeto Brás-Francisco Morato, passando pela estação da Luz nas plataformas 1 e 2. Na estação Brás, a Linha 7 utilizará a plataforma 1, como reforço de oferta de lugares no trecho Brás – Luz.

Linha 11-Coral – Expresso Leste: os trens farão o trajeto Luz-Guaianases e Brás-Guaianases, alternadamente. Os trens que seguirem até a Luz utilizarão a plataforma 3 para embarque e desembarque.

Linha 10-Turquesa Para operar a Linha 7-Rubi até o Brás, os trens da Linha 10-Turquesa farão embarque e desembarque pela plataforma 2.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS