20.3 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Curto-circuito pode ter provocado incêndio que destruiu Museu da Língua Portuguesa

O incêndio que destruiu parte do prédio da estação da Luz e devastou o Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo, nesta segunda-feira (21), pode ter começado durante a troca de uma luminária, de acordo com depoimentos de funcionários ao chefe da Defesa Civil municipal, Milton Persoli.

“Foi citado que o incêndio iniciou-se na troca de uma luminária. Quando o funcionário voltou com a nova peça, já tinha dado um curto-circuito e o fogo já estava em um processo muito rápido [de expansão]”, afirmou Persoli.

Ele ponderou, porém, que essa informação só poderá ser confirmada após a conclusão dos laudos da perícia e investigação da Polícia Civil. Para Persoli, a ação da brigada de incêndio do próprio museu foi eficaz e garantiu a segurança dos funcionários durante a saída do prédio.

Por volta das 9h50, três técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) chegaram ao local para fazer uma vistoria no prédio.

“Vamos reconstruir esse museu, que traduz a alma do povo brasileiro, com o apoio da população do Estado, do Brasil e com nossos parceiros da iniciativa privada”, declarou o governador Geraldo Alckmin, horas após o início das chamas.

“Nosso maior compromisso vai ser com todos os parceiros da sociedade civil, da área museológica brasileira. Começaremos o processo de restauração do museu para que ele possa ser reaberto o mais breve possível”, completou o secretário estadual da Cultura, Marcelo Araújo.

Segundo a Secretaria Estadual da Cultura, o museu “atendia a todos os requisitos necessários para a segurança e circulação de visitantes e funcionários, e os procedimentos de segurança eram verificados periodicamente. Além disso, o prédio tinha seguro contra incêndio, da ordem de R$ 45 milhões”.

Leia também:

Bombeiro civil morto em incêndio na Estação da Luz é enterrado

Objetivo do combate foi barrar o fogo antes da torre do relógio da Estação da Luz

Técnicos iniciam vistoria em prédio do Museu da Língua Portuguesa

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS