Toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta segunda-feira (28) por causa da chuva forte que atinge a capital paulista, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão vinculado à Prefeitura. O monitoramento começou às 15h nas zonas Norte e Oeste, a região central, além das marginais Pinheiros e Tietê, e depois foi ampliado para as outras regiões da capital. Ele terminou por volta das 16h40.
Não houve registro de pontos de alagamento na cidade. De acordo com o CGE, áreas de instabilidades que se propagaram do interior paulista no sentido de noroeste para leste seguiram em direção à Grande São Paulo e causaram a chuva forte. Nos próximos dias, ainda há previsão de temporais na região metropolitana.
Metrô
Às 16h20, em função da chuva, os trens do Metrô operavam com velocidade reduzida nas linhas 2-Verde, entre as estações Vila Prudente e Chácara Klabin, 3-Vermelha, de Corinthians-Itaquera a Palmeiras-Barra Funda, e 5-lilás, de Capão Redondo a Adolfo Pinheiro.
Deslizamento
Um deslizamento em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, provocou quatro mortes no fim de semana. Oito pessoas foram soterradas na noite de sábado (26), durante a forte chuva que atingiu a região. A quarta vítima fatal, uma mulher de aparentemente 20 anos, foi localizada na noite de domingo (27). Ela foi encontrada na parte da cozinha da residência. Soldados do Corpo de Bombeiros retiraram o corpo por volta das 21h.
Previsão do Tempo
A terça-feira (29) deve ser uma repetição dos últimos dias, com sol entre nuvens e termômetros variando entre 20ºC e 27ºC. A umidade do ar permanece em alta, com os menores valores em torno dos 65%, gerando sensação de abafamento. Entre o meio da tarde e o início da noite voltam a ocorrer pancadas de chuva com forte intensidade e potencial para a formação de alagamentos. Em decorrência das chuvas dos últimos dias, o solo encontra-se bastante encharcado, elevando assim o potencial para deslizamentos de terra em áreas de risco.
Na quarta-feira (30), as condições atmosféricas não mudam muito. As pancadas de chuva de forma isolada voltam a ocorrer a partir da tarde, mantendo as características das chuvas de verão, ou seja, fortes e com potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos. Em função do tempo fechado, as temperaturas não sobem muito. Mínima de 20ºC e máxima em torno dos 26ºC, com índices de umidade relativa do entre 60% e 92%.