Como parte do programa Rua Aberta, a Prefeitura de São Paulo abrirá para pedestres e ciclistas, no próximo domingo (13/12), das 10h00 às 16h00, catorze vias localizadas nas subprefeituras de Aricanduva, Butantã, Campo Limpo, Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Jaçanã, M’Boi Mirim, Penha, Pirituba, Sapobemba, Vila Maria, Perus, Itaim Bibi e Jabaquara. Elas se juntam à Avenida Paulista, que estará aberta das 10h00 às 18h00. A iniciativa visa incentivar a apropriação dos espaços públicos da cidade, consolidando as relações sociais nos bairros.
A CET ficará responsável pelo trabalho operacional do trânsito nas regiões para garantir o fluxo viário e a segurança dos moradores e pedestres.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Alterações no sistema viário
Avenida Paulista – Neste domingo (13/12), aabertura para pedestres e ciclistas será das 10h00 às 18h00, entre a Praça Osvaldo Cruz e a Rua da Consolação.
Os veículos deverão utilizar como alternativa, no sentido Consolação: Avenida Bernardino de Campos, Rua Treze de Maio, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal e Rua Antônio Carlos. No sentido Paraíso, devem usar a Alameda Santos.
Rua do Mar Paulista (Cidade Ademar) – abertura para pedestres e ciclistas entre a Estrada do Alvarenga e a Rua do Sossego.
Os veículos que transitam pela Rua do Mar Paulista (sentido Diadema) deverão seguir pela Estrada do Alvarenga até a Rua do Sossego, retornando por ela à Rua do Mar Paulista. Os veículos que transitam pela Rua do Mar Paulista (sentido Santo Amaro) deverão seguir pela Rua do Sossego até a Estrada do Alvarenga, prosseguindo no sentido Santo Amaro.
Rua Professor Onésimo Silveira (Pirituba) – abertura para pedestres e ciclistas entre a Avenida Amador Aguiar e a Rua Jairo de Almeida Machado.
Os veículos que transitam pela Rua Professor Onésimo Silveira deverão seguir pela Avenida Amador Aguiar.
Rua Professor Antônio de Castro Lopes (Ermelino Matarazzo) – abertura para pedestres e ciclistas entre a Avenida Boturussu e a Rua Ovídio Lopes.
Os ônibus e veículos que transitam pela Rua Professor Antônio de Castro Lopes deverão seguir pela Avenida Boturussu, Rua Chesira Maltauro e Rua Ovídio Lopes.
Rua Benedito Galvão (Aricanduva) – abertura para pedestres e ciclistas junto à Praça Albino Francisco de Figueiredo, entre as ruas Apetiribu e Taubaté.
Os veículos que transitam pela Rua Benedito Galvão (sentido Rua Taubaté) deverão virar à direita na Rua Apetiribu, virar à esquerda na Praça Albino Francisco de Figueiredo e virar à direita, acessando a Rua Taubaté.
Avenida Antônio Cesar Neto (Jaçanã) – abertura para pedestres e ciclistas entre as ruas Ângelo Aloísio e Maria Amália Lopes de Azevedo.
Os veículos deverão utilizar como alternativas as ruas Paulo Lincoln do Vale e Ângelo Aloísio.
Avenida Antônio Estevão de Carvalho (Penha) – abertura para pedestres e ciclistas entre a Rua Palmeira dos Índios e a Avenida Cabrália Paulista.
Os veículos deverão utilizar como alternativa as ruas Boacica, Palmeira das Missões e Itaocara.
Avenida Carlos Caldeira Filho (Campo Limpo) – abertura para pedestres e ciclistas, entre a Rua Padre José Jambeiro e a Rua Lisse.
Os veículos deverão utilizar como alternativa a Estrada de Itapecerica e a Rua Tulio Magnani.
Avenida Luiz Gushiken (M’Boi Mirim) – abertura para pedestres e ciclistasentre as ruas Frederico Grotte e José Barros Magaldi.
A via estará fechada para a circulação de veículos no sentido bairro, com bloqueio nos acessos da Avenida Guido Caloi para a Avenida Luiz Gushiken. O cruzamento da Rua Guilherme Valente com a Avenida Luiz Gushiken estará liberado.
Os motoristas deverão utilizar os seguintes caminhos alternativos: Avenidas Guido Caloi, Guarapiranga e Estrada do M´Boi Mirim, para acesso à Rua Guilherme Valente e também para a Rua José Barros Magaldi.
Rua Major Walter Carson (Butantã) – abertura para pedestres e ciclistasentre as ruas Carmelia Morano e Heidar Labre de França.
Os veículos que deverão utilizar a Avenida General Asdrubal da Cunha, Rua Heidar Labre França, Rua Henrique Fachini e Rua Poema dos Olhos.
Avenida Arquiteto Vilanova Artigas (Sapopemba) – abertura para pedestres e ciclistas será na pista central existente, junto à Rua Esquivel Navarro.
Os veículos que deverão utilizar como alternativa a pista lateral, sentido centro.
Rua Curuçá (Vila Maria) – abertura para pedestres e ciclistas entre a Rua Newton Braga e a Avenida Guilherme Cotching
Os veículos deverão seguir sentido Centro pelas ruas Newton Braga, Araritaguaba e Avenida Guilherme Cotching; no sentido Dutra, pelas ruas Newton Braga, Araritaguaba, Eli e Curuçá.
Rua Salvador Albano e Avenida Piero Trica (Perus) – abertura para pedestres e ciclistas entre a Estrada Coronel José Gladiador e a Rua Virginia Castiglioni.
Os veículos deverão seguir pela Estrada Coronel José Gladiador.
Avenida Barão de Alagoas (Itaim Paulista) – abertura para pedestres e ciclistas entre a Avenida Marechal Tito e a Rua Professor Zeferino Ferraz.
Os veículos, no sentido Bairro, deverão seguir pela Avenida Marechal Tito (sentido Bairro), virar à direita na Rua Itajuíbe, novamente à direita na Rua Sardoá e à esquerda na Rua Barão de Alagoas; no sentido Centro, virar à esquerda na Rua Zeferino Ferraz, à direita na Rua Valente de Morais, à direita na Rua Tibúrcio de Sousa, Praça Silva Teles e Avenida Marechal Tito (sentido Centro).
Avenida Santa Catarina (Jabaquara) – abertura para pedestres e ciclistas entre a Rua Cidade de Bagdá e a Rua Conselheiro Elias de Carvalho.
Os veículos que transitam no sentido Vila Mascote deverão virar à direita na Rua Cidade de Bagdá, à esquerda na Rua Gustavo da Silveira, à esquerda na Rua Conselheiro Elias de Carvalho, retornando à Avenida Santa Catarina. Os veículos que transitam no sentido Vila Campestre deverão virar à direita na Rua Conselheiro Elias de Carvalho, à esquerda na Rua Charles Darwin, à esquerda na Rua Cidade de Bagdá, retornando à Avenida Santa Catarina.
Recomendações ao público
– Respeite a sinalização de trânsito.
– Não estacione em locais canalizados com cones e cavaletes.
– Não transponha bloqueio. Transpor bloqueio viário com ou sem sinalização ou dispositivo auxiliares é infração grave (5 pontos), prevista no artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
– Utilize o transporte público (metrô/ônibus/táxi).
A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego nas regiões, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.
Fale com a CET – Ligue 1188. Atendimento 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.