30.2 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

120 mil passageiros são prejudicados com paralisação de motoristas e cobradores em Guarulhos

Os constantes problemas do deficitário sistema de transporte público da cidade de Guarulhos prejudicaram nas primeiras horas desta segunda-feira (14), cerca de 120 mil passageiros, que são atendidos em 10 linhas pela viação Campo dos Ouros. A paralisação dos veículos da empresa foi motivada pela falta de pagamento dos valores referentes ao vale-refeição que deveria ter sido feito no último dia 9. Não existe previsão para normalização das atividades.

A Guarupass – entidade que congrega as empresas de ônibus urbanos de Guarulhos – emitiu uma nota oficial para informar que a viação Campo dos Ouros está regularizando a situação com os funcionários para que a paralisação iniciada na manhã desta segunda-feira seja resolvida o mais breve possível.

No entanto, a Prefeitura de Guarulhos ressaltou que durante o período da paralisação na prestação de serviço da Campo dos Ouros, um plano emergencial de atendimento está sendo implantado no sistema público de transportes de ônibus. As viações urbanas Guarulhos e Vila Galvão estão destinando veículos para as linhas afetadas, em especial, as que ligam a região do Bonsucesso e Pimentas ao Centro da cidade.

A Prefeitura classifica a greve dos colaboradores como inesperada e afirma que a mesma é responsável pelo transporte diário de 120 mil passageiros. De acordo com a empresa, o movimento foi motivado pelo atraso no vale-refeição. A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Guarulhos vai manter este esquema especial até o fim do movimento, que consiste na realocação de ônibus de outras linhas nas regiões afetadas.

Elas estão atendendo a 785, no Jardim Piratininga; 781, da Vila Any até o Centro; a 701, Vila Any, via Rodovia Ayrton Senna; a 716, Vila Any, via Dutra; a 713, até o Poupatempo; a 720, na região do Internacional Shopping; a 812, no Jardim Carmela; a 731, no Parque Alvorada; a 732, no Jardim Angélica e a 711, na Vila Rio.

Além da Campo dos Ouros, a viação Atual, que pertence ao mesmo grupo empresarial, está com suas operações interrompidas. Esta, por sua vez, atende passageiros de dez linhas intermunicipais, que ligam o município à cidade de São Paulo (estações Armênia e Tucuruvi da Linha 1-Azul do Metrô). Deixaram de circular nestas linhas aproximadamente 50 ônibus. Não existe a informação de que os trajetos prejudicados estejam operando com veículos de outras empresas.

A reportagem do portal Guarulhos Web apurou que as três empresas que atendem o transporte urbano em Guarulhos estão sem receber os subsídios (diferença entre os valores pagos pelos passageiros e o necessário para a operação) há alguns meses. Esse valor é bancado pela Prefeitura dentro do sistema de transporte municipal, que inclui o Bilhete Único.

Leia também: Motoristas e cobradores das viações Campo dos Ouros e Atual em Guarulhos entram em greve

Contatos

Viação Campo dos Ouros e Viação Atual
Endereço: Avenida Monte Carlo, 88 – Jardim Bela Vista – Guarulhos – SP – CEP: 07133-110
Telefone: (11) 2404-8499

Prefeitura de Guarulhos
Reclamações, Dúvidas, Sugestões, Críticas sobre o Trânsito e Transporte em Guarulhos, ligue para o telefone 2475-6996 da Prefeitura de Guarulhos.

Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos
Rua Dora, 18 – Vila Barros – CEP: 07192-100
Telefone: (11) 2402-6200
Site: http://bit.ly/1WKSd92
Secretário: Atílio André Pereira

EMTU
Telefone: 0800 724 0555
Reclamações: http://emtu.sp.gov.br/emtu/fale-conosco/entre-em-contato/por-formulario-eletronico.fss
Twitter: http://twitter.com/emtu_oficial

* Atualização: 13h15

* Com informações do portal Guarulhos Web

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS