20.3 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Tribunal de Contas do Município suspende abertura de envelopes em licitação de ônibus em São Paulo

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCM) suspendeu a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em operar o serviço de ônibus da capital paulista pelos próximos 20 anos e que participam das licitações abertas pela Prefeitura de São Paulo em outubro.

A decisão foi tomada na quarta-feira (11). A abertura dos envelopes prevista para os próximos dias 18 e 19 não irá acontecer nessas datas.

O Tribunal de Contas listou 50 “infringências, impropriedade e irregularidades” para a suspensão. Na decisão, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, conselheiro Edson Simões, relator da área de Transportes, disse que entende como “ não justificada a opção pela concessão”.

A decisão ainda diz que o custo operacional estimado da Rede de Referência proposta “não está justificado” e que “a inadequação dos Custos Operacionais da Rede de Referência proposta implica em pagamentos superestimados e impactará a modicidade da tarifa”.

Entre outras críticas, o texto ainda diz que “foi descumprido o artigo 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal” e que “não há previsão direta de incentivo de busca de redução de custos da operação do sistema pelas concessionárias”.

O TCM já suspendeu diversas licitações da Prefeitura de São Paulo na área de transportes, como a construção de corredores de ônibus e a compra de radares.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), já havia alertado sobre a possibilidade de o TCM pedir novos prazos para a licitação. Nesta quinta, ele afirmou considerar isso “natural” por se tratar de um contrato grande. “Então nós podemos contar com auditores experientes do TCM que vão se debruçar no edital e apontar aperfeiçoamentos possíveis. E isso não só faz parte da regra do jogo como é benéfico para a cidade, benéfico para o Executivo que vai usar a experiência do tribunal para apontamentos, como fez na PPP da iluminação pública. Um contrato de 10 e 20 anos precisa dessa cautela”, disse.

Quanto a um possível atraso na licitação, ele argumentou que a prefeitura não é contra se os apontamentos foram feitos em tempo razoável. Haddad chamou a atenção, porém, para a possibilidade de a cidade economizar dinheiro assim que a nova licitação for formalizada, já que o índice de retorno dos empresários foi reduzido.

Licitação

A licitação lançada em outubro prevê um aumento no número de viagens em 17% – das atuais 186 mil para 217 mil. A ideia é otimizar o sistema e reduzir o número de ônibus nas ruas. O número de veículos operando vai cair em quase 2 mil unidades. Serão 12.898 ônibus, menos que os atuais 14.812, uma redução de 13%.

A melhor administração do serviço pretendida pela administração municipal passa pela nova divisão do serviço em três sistemas: estrutural, regional e local – por isso, são três licitações. A rede “estrutural” será responsável por linhas que ocuparão as maiores avenidas da cidade e que ligarão os bairros da cidade e vão conectar a periferia ao Centro. Nessa rede, a Prefeitura quer usar de forma intensa os ônibus biarticulados com grande capacidade.

A Prefeitura estima que o novo serviço vai oferecer 14% mais lugares do que a atual frota – um aumento de 996 mil para 1,1 milhão.

Nova concessão será dividida em 3 eixos: dentro dos bairros; no entorno de áreas adensadas fazendo ligação com terminais; e em grandes avenidas com corredores e faixas exclusiva

Veja outras mudanças previstas no sistema de ônibus com as novas licitações.

Wi-Fi e ar-condicionado

Todos os ônibus terão que ter Wi-Fi e ar-condicionado.

Viagens

A Prefeitura prevê aumentar a oferta de viagens em 17% e o número de assentos disponíveis em 14%.

Garagens

As atuais garagens usadas pelas empresas de ônibus serão desapropriadas. Segundo o prefeito Haddad, as empresas vencedoras da nova licitação poderão ser responsáveis pelo processo de desapropriação.

Opinião do usuário

A opinião do usuário deverá ser considerada na remuneração das empresas. Ela vai ser considerada ao lado de quesitos como passageiros transportados; cumprimento regular das viagens e disponibilidade da frota. As ganhadoras da licitação serão aquelas que ofereceram valores mais atrativos pela realização do serviço.

Remuneração das empresas

A Prefeitura de São Paulo prevê gastar R$ 7 bilhões por ano com o serviço. A previsão é que a taxa interna de retorno das empresas em relação ao investimento feito seja de 9,97%, menor que os 15% do atual contrato.

Centro de controle

Tudo será controlado eletronicamente por dispositivos instalados nos ônibus e por um centro de controle (CCO) a ser construído pelas empresas.

Auditoria

Após junho de 2013, a Prefeitura de São Paulo fez uma auditoria dos contratos de ônibus. A empresa de consultoria Ernst & Young, contratada para o trabalho, concluiu que a Prefeitura de São Paulo tem potencial de economizar 7,4% dos gastos do atual contrato.

Fonte: G1

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS