A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo na noite desta sexta-feira (14) provocou a queda de pelo menos 14 árvores e falta de energia em vários bairros da Zona Sul e do ABC. A energia ainda não foi restabelecida em várias regiões.
Segundo a Eletropaulo, a chuva afetou a rede elétrica, principalmente, na região do ABC e na Zona Sul de São Paulo, como Grajaú, Rio Bonito, Santo Amaro, e na região Oeste, como em Juquitiba. As precipitações foram acompanhadas de aproximadamente 4 mil raios, rajadas de vento de 59 km/h e granizo, o que provocou a queda de árvores, além de danificar equipamentos e fiação. A distribuidora mobilizou mais de 800 eletricistas para atender as ocorrências de falta de luz, deslocando as turmas de rotina e equipes adicionais.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Cobertura em Interlagos
Parte da cobertura da arquibancada do Setor D do autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, caiu com a forte chuva e ventania que atingiu a capital paulista na noite desta sexta-feira (13). Segundo a assessoria de imprensa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a arquibancada estava vazia e ninguém se feriu.
Os reparos na cobertura já foram iniciados. Neste sábado, o autódromo recebe o treino oficial para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. A corrida será no domingo, às 14h.
O Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura de São Paulo, colocou toda a cidade em estado de atenção às 20h30 desta sexta-feira (13) por causa da chuva forte, com potencial para queda de granizo, ventos fortes e raios.
Por volta das 20h45, chovia forte em toda a Zona Sul. Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências, a chuva irá se espalhar por toda cidade na próxima hora.
Às 20h21, foram registrados ventos de 57 km/h no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul. Segundo a Infraero, o aeroporto foi fechado para pousos e decolagens às 20h28, e depois foi reaberto às 21h18. No Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte, os ventos chegaram a 59 km/h às 20h35.
A chuva foi causada por áreas de instabilidade que se formaram no Sul do país e se deslocaram para o estado, segundo o CGE.
Previsão para o fim de semana
Sábado começa com predomínio de sol entre nuvens e temperatura em elevação. À tarde, a chegada de uma frente fria provoca pancadas de chuva, com potencial para formação de alagamentos. As temperaturas variam entre 21ºC e máxima de 32ºC. No domingo (15), a frente fria deixa o tempo mais fechado, com garoa ao amanhecer e chuvas fracas. A temperatura mínima fica em torno dos 18ºC e a máxima que não deve ultrapassar os 25ºC.
Fonte: G1