Taxistas poderão circular sem restrições pelo viaduto Doutor Plínio de Queiroz na Bela Vista (região central de SP), que desde a semana passada é de uso exclusivo dos ônibus. A nova regra começou a valer nesta segunda (9), quando a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) iniciou a fiscalização de trânsito na região.
Os táxis terão permissão para trafegar em qualquer dia e horário, com ou sem passageiros, exclusivamente sobre o viaduto.
A norma deste trecho é diferente da regra das demais faixas exclusivas da cidade, onde os taxistas só podem transitar quando estiverem com passageiro e fora do horário de pico.
Na faixa que existe no túnel da avenida Nove de Julho (na continuação do viaduto sentido centro) a restrição a táxis será como no restante da cidade.
O novo corredor exclusivo para ônibus tem extensão de dois quilômetros, desde a praça 14 Bis até o túnel da avenida Nove de Julho.
Por enquanto, a fiscalização é feita apenas pelos marronzinhos. A empresa não informou se serão instalados radares eletrônicos.
A multa por trafegar em lugar proibido é infração gravíssima, com sete pontos na habilitação do motorista e valor de R$ 191.
O presidente do Sinditaxi (Sindicato dos Taxistas Autônomos de SP), Natalício Bezerra, elogiou a medida. “Vai ajudar. Estamos muito satisfeitos com a novidade. Imagina uma pessoa que precisa chegar rápido a um aeroporto, por exemplo. Por essa via vai muito mais rápido. Vai ser bom para todo mundo.”
Fonte: Folha de São Paulo