Programa Frente Segura da CET reduz atropelamentos em 28%

Os atropelamentos diminuíram 28% e os acidentes com motos caíram 25% nos cruzamentos onde foi implantada a Frente Segura. Trata-se uma iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que começou a ser implementada há pouco mais de dois anos e integra o Programa de Proteção à Vida (PPV). A Frente Segura consiste na demarcação de um espaço para motos e bicicletas, junto aos semáforos e à frente dos outros veículos, o que facilita a saída quando o sinal abre para o trânsito.

Em 54 cruzamentos monitorados, um ano antes da respectiva criação da Frente houve 43 atropelamentos, após a instalação da área específica foram 31 casos.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

O registro de acidentes envolvendo todos os veículos caiu de 161 para 142. Nesses casos, o número de feridos foi reduzido de 186 para 155 e os acidentes e atropelamentos envolvendo motos também cairam de 102 para 77.

Não houve notificação de situações fatais.

Veja quadro completo:

De abril de 2013 até outubro de 2015 foram implantados 326 Frentes em vias da cidade. Já estão prontos 71 novos projetos que serão executados.

Entre os locais onde houve a implantação podemos destacar as avenidas dos Bandeirantes, Eng. Caetano Álvares, Prof. Francisco Morato, Radial Leste, Rebouças, Sumaré e Tancredo Neves.

Projetos implantados:

2013: 109
2014: 71
2015: 146

“Essa é mais uma iniciativa do Programa de Proteção a Vida que, assim como a redução de velocidades, tem apresentado resultados importantes para a preservação de pedestres, ciclistas e motoristas”, afirma o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

O Programa de Proteção à Vida foi iniciado em 2013, no começo da atual gestão, e busca a redução de acidentes e atropelamentos na cidade ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres.

Deixe um comentário