Monotrilho da Linha 17-Ouro: Obras, pátio de manobras e estação Morumbi

Obras da Linha 17-Ouro
Foto: Portal Pini Web

O secretário estadual dos transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, em entrevista a Revista Brasil Engenharia, disse a respeito das obras do pátio de estacionamento e manobras e da futura estação Morumbi da Linha 17-Ouro.

Clodoaldo disse que a linha 17 está toda em obras. O ponto mais crítico é a obra do pátio Água Espraiada em cima de um piscinão, onde cerca de 1.000 empregados trabalham por ali. A escolha do local teve que ser em cima do piscinão, pois não existe área disponível para fazer pátio de trens. Trata-se de uma área entre os bairros do Jabaquara e Brooklin, uma região muito adensada que pega a Avenida Jornalista Roberto Marinho. E mesmo que se fosse fazer o pátio em outro lugar teria que se desapropriar muitos imóveis e a obra ficaria muito cara. O pátio está sendo construído na região das ruas Lacônia, Ática e Lacedemônia, no bairro Campo Belo.

Ainda neste ano o governo terá de licitar a estação Morumbi da linha 17 para estabelecer uma melhor integração com a CPTM na estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, já que haverá um aumento de demanda grande.

Referente ao prazo de entrega da linha, Clodoaldo diz: “E na Linha 17-Ouro entregaremos oito estações até 2017, do Aeroporto de Congonhas até o Morumbi, junto com a estação da CPTM”.

Este primeiro trecho terá 7,7 km de extensão e com as seguintes estações (Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi). Somente neste trecho a previsão é transportar 97,8 mil passageiros por dia, em média.

Quando concluída, a linha contará com 17,6 km de extensão e 18 estações. A demanda total prevista (Jabaquara – Congonhas – Morumbi) será de 420.290 mil passageiros/dia e o investimento previsto é de R$ 4,5 bilhões. A linha terá uma frota de 24 trens.

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