Na próxima segunda-feira (23/11), dia do retorno do feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, que é comemorado na sexta-feira (20), a abertura das estações metroviárias das linhas 1-Azul, 2- Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela (operada pela concessionária ViaQuatro) será antecipada para às 4 horas da madrugada, 40 minutos mais cedo do que o habitual. A medida tem por objetivo atender os usuários que desembarcam na capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à Linha 1-Azul) e Barra Funda (integrado à Linha 3-Vermelha).
Já na Linha 5-Lilás, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, a partir das 4h40. Também não haverá mudanças no horário de funcionamento do monotrilho da Linha 15-Prata, que atende diariamente das 7h às 19 horas.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (Telefone 0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 às 23h30. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro atende pelo tel. 0800 770 7100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.
Ciclistas e bikes no Metrô
Nesta sexta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, os ciclistas podem transportar suas bikes no sistema metroviário durante todo o dia.
Os ciclistas ao usar o Metrô, deverão respeitar as regras em vigor, como o limite permitido de até quatro bikes por trem, sempre utilizando o último vagão. Vale ressaltar que não é permitido o transportes das bicicletas ao descer pelas escadas rolantes ou ao fazer uso dos elevadores.