O Instituto CCR lança a campanha Novembro Azul nas concessionárias do Grupo CCR em seis Estados do País e também oferece orientações aos usuários de rodovias por meio do Programa Estrada para a Saúde. É a primeira campanha em prol da saúde masculina sob coordenação nacional do Instituto CCR, organização social criada pela companhia para a gestão dos programas e projetos sociais e de sustentabilidade do Grupo.
A campanha deste ano no Brasil foi lançada oficialmente pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) no dia 1º, no 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro, e é abraçada por entidades médicas no mundo todo.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Criada na Austrália em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro, a campanha Novembro Azul visa conscientizar homens sobre a importância da prevenção deste tipo de doença masculina, a segunda maior causa de mortes entre os homens, com incidência maior na faixa etária acima de 65 anos. O foco da campanha são os homens com mais de 45 anos, principalmente acima de 50 anos, e aqueles que estão em grupos de risco – com histórico familiar para câncer de próstata e afrodescendentes.
Os colaboradores do Grupo CCR serão envolvidos a partir de comunicação interna da campanha (folhetos, camisetas, banners, botons etc) padronizada pelo Instituto CCR, reforço de orientações a respeito nos exames periódicos neste mês e depoimentos de médicos nas rádios internas e na CCRFM 107,5 NovaDutra. Segundo o dr. José Antonio Coelho, da área de Saúde e Qualidade de Vida do Grupo CCR, “o índice de câncer de próstata no Grupo é muito baixo, menor que 1%. Nós passamos a orientação de que é importante fazer a prevenção. O rastreamento de câncer de próstata é realizado no mundo inteiro para prevenir essa doença, muito frequente nos homens”.
Além da mobilização nas unidades da CCR, atividades no âmbito do Programa Estrada para a Saúde também serão realizadas nas Concessionárias de rodovias. Nas unidades fixas do programa e nos postos itinerantes, usuários poderão acompanhar palestras durante o mês de novembro com orientações a respeito do exame preventivo.
Em apoio ao Novembro Azul, as concessionárias CCR ViaOeste e CCR RodoAnel trabalham diversas ações durante o mês para conscientizar seus usuários. Com o intuito de incentivar a prevenção, as concessionárias divulgam mensagens educativas em seus painéis de mensagens variáveis, em faixas estrategicamente colocadas em pontos de maior visibilidade e por meio de panfletos. Além disso, o tema do câncer de próstata está sendo abordado diretamente com os caminhoneiros na área de descanso localizada no km 57, sentido Capital, da Rodovia Castello Branco, onde fica a sede do Programa Estrada para a Saúde. No local, os caminhoneiros também podem fazer exames de glicemia, colesterol e pressão arterial; acuidade visual; cálculo de IMC; consultas especializadas com enfermeiros; tratamentos odontológicos preventivos; além de usufruir de serviços como corte de cabelo e massagem bioenergética. Os colaboradores da concessionária também são envolvidos em ações internas abordando o tema.