Greve de ônibus prejudica 200 mil passageiros em Guarulhos e região

Uma paralisação de funcionários das empresas Viação Atual e Viação Campo dos Ouros (os famosos amarelinhos) afeta passageiros de ônibus em Guarulhos e cidades vizinhas.

Os funcionários das duas companhias, que são do mesmo grupo, se queixam de atrasos nos pagamentos dos salários e benefícios e decidiram cruzar os braços.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • São oito linhas intermunicipais paralisadas na Viação Atual e 23 (16 municipais e 7 intermunicipais) na Viação Campo dos Ouros, totalizando 31 linhas paralisadas. O número de ônibus parados, juntando as duas empresas, chega a pelo menos 323 (50 da Atual e 273 da Campo dos Ouros).

    A estimativa é que 200 mil passageiros tenham sido afetados. A empresa atende principalmente as linhas que ligam o Centro às regiões de Cumbica, Pimentas e Bonsucesso. O Terminal Pimentas é o mais prejudicado.

    Por volta de 7h30 no Terminal Pimentas, a STT (Secretaria de Trânsito e Transportes de Guarulhos) estava orientando os passageiros. Alguns ônibus de outras empresas e também micro-ônibus que atendem no serviço alimentador, de outras regiões, foram vistos na região atendida pela Campo dos Ouros, tentando cobrir algumas linhas.

    Prefeitura

    A STT (Secretaria de Trânsito e Transportes de Guarulhos) vai manter um esquema especial até o fim do movimento, que consiste na realocação de ônibus de outras linhas nas regiões afetadas.

    Em resposta ao portal Guarulhos Web, a STT diz que a realocação atende a 785, no Jardim Piratininga; 781, da Vila Any até o Centro; a 701, Vila Any, via Rodovia Ayrton Senna; a 716, Vila Any, via Dutra; a 713, até o Poupatempo; a 720, na região do Internacional Shopping; a 812, no Jardim Carmela; a 731, no Parque Alvorada; a 732, no Jardim Angélica e a 711, na Vila Rio.

    Sindicato

    O grupo empresarial e sindicato devem se reunir ainda nesta terça-feira para tentar um acordo e acabar com a paralisação. O movimento é liderado pelo Sincoverg (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Guarulhos), presidido pelo vereador Maurício Brinquinho (PT).

    Em entrevista ao portal Guarulhos Web, o presidente do Sindicato informou que os salários estão sendo atrasados todos os meses, inclusive nos benefícios como o vale-refeição e até nos repasses a planos de saúde, causando recusa de atendimento por sistemas médicos. Brinquinho informou que os trabalhadores só voltarão ao trabalho quando o pagamento for regularizado.

    Contatos

    Viação Campo Dos Ouros e Viação Atual
    Endereço: Avenida Monte Carlo, 88 – Jardim Bela Vista – Guarulhos – SP – CEP: 07133-110
    Telefone: (11) 2404-8499

    Reclamações, Dúvidas, Sugestões, Críticas sobre o Trânsito e Transporte em Guarulhos, ligue para o telefone 2475-6996 da Prefeitura de Guarulhos.

    Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos
    Rua Dora, 18 – Vila Barros – CEP: 07192-100
    Telefone: (11) 2402-6200
    Site: http://bit.ly/1WKSd92
    Secretário: Atílio André Pereira

    * Atualização: 19h15

    Leia também: Greve de ônibus em Guarulhos não tem previsão de encerramento

    Foto: Reprodução/Rede Record
    Foto: Reprodução/Rede Record
    Foto: Reprodução/Rede Record
    Foto: Reprodução/Rede Record
    Alguns pontos de ônibus estão lotados em Guarulhos com a paralisação de 2 empresas. Foto: Cátia Toffoletto

    Deixe um comentário