Deputado estadual Orlando Morando vai pedir audiência pública para discutir a Linha 18-Bronze do Metrô

Foto: Divulgação

Em entrevista a Rádio ABC, nesta quinta-feira (5/11) o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) disse vai propor uma audiência pública para que seja feita uma acariação entre o secretário dos transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o secretário de mobilidade do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes, para discutir o atraso do início das obras da Linha 18-Bronze do Monotrilho no ABC.

“A fala do Dario é uma ‘cortina de fumaça’ tentando acobertar a falta de responsabilidade e compromisso da presidente Dilma Rousseff que não enviou os recursos que eram correspondentes ao governo federal para a linha 18 e agora ele disse que a questão é técnica”, diz o deputado. Orlando diz que não existe nenhuma discussão técnica a ser feita, já que a Linha 15-Prata do monotrilho já está em funcionamento, o que permite perfeitamente que a obra da linha 18 pudesse iniciar.

“Tem que ter a coragem de parar de enganar as pessoas, como já fez o ministro Gilberto Kassab, quando veio aqui e garantiu que tinha recursos para a linha 18 e nós sabemos que é mentira, pois não tem o recurso. Acho que a melhor forma de ter a certeza de quem está falando a verdade ou está mentindo é através de uma audiência pública para que eles possam colocar em prática essas questões que interessa a todos nós aqui do Grande ABC”, conclui o deputado. A audiência pública será marcada pra esse mês de Novembro.

“O problema não é técnico, a discussão é política, pois depende de Brasília para liberar os recursos para a linha 18. Os compromissos foram firmados para que os recursos viessem do PAC Mobilidade e do BNDES, o que não aconteceu até agora”.

Em agosto de 2013 a presidente Dilma veio na cidade de São Bernardo do Campo e anunciou os recursos para a área de mobilidade no ABC, foram prometidos 2 bilhões de reais, e até agora o dinheiro não foi liberado.

“É uma das principais obras para o grande ABC e a gente não vai permitir que isso não aconteça, foram compromissos assumidos e comprometidos pela presidente Dilma”.

A ‘fatia’ de recursos que o governo federal deveria contribuir no total de investimentos para que as obras da linha 18 começassem são de R$ 1,2 bilhões do BNDES e mais R$ 400 milhões do PAC Mobilidade, o que seria o primeiro recurso a fundo perdido do governo federal, totalizando R$ 1,6 bilhões.

“Sem esse recurso não dá pra começar a obra, pois não viabilizaria, a obra é estimada num custo total de R$ 4 bilhões, ou seja, cerca de 40% do valor da obra”, diz Orlando.

A Linha 18-Bronze ligará a estação Tamanduateí das linhas 2-Verde e 10-Turquesa até a região central de São Bernardo do Campo. Há estudos para que o prolongamento da linha 18 seja realizado até o Alvarenga. A expectativa é atender cerca de 300 mil passageiros por dia.

CPTM

O governo federal também tinha compromisso firmado dos recursos do PAC Mobilidade para que tivesse início as reformas de várias estações da Linha 10-Turquesa da CPTM no ABC, como por exemplo, Prefeito Saladino, Utinga e Mauá. Mas até agora o recurso não foi liberado.

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