22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Confira 5 dicas para uma rotina sem carro em São Paulo

O trânsito se tornou um dos maiores problemas das grandes metrópoles, tornando-se até mesmo necessário repensar os deslocamentos e a relação com os carros. Atualmente, um novo estilo de vida tem sido colocado em pauta, com ideias que permitem que o carro saia completamente do dia a dia, fazendo com que as ruas fiquem menos lotadas e o deslocamento seja mais rápido. A ideia ainda enfrenta diversas dificuldades, principalmente pelas condições do transporte público, mas vale a pena tentar!

Bicicleta

Uma das alternativas que mais tem sido discutida atualmente é o uso das bicicletas. A alternativa é excelente para quem mora perto do trabalho ou possui um deslocamento pequeno durante a rotina, já que esse meio de transporte exige um certo condicionamento físico. Entretanto, pode ser uma excelente alternativa para os finais de semana ou mesmo para se deslocar todos os dias pela cidade, indo ao trabalho, por exemplo.

Planejamento

Não é preciso ser radical e eliminar completamente o carro, causando transtornos. Principalmente para quem mora distante do trabalho, essa atitude pode até mesmo ser radical e prejudicar diversas atividades. Para isso, nada melhor do que se planejar e ter essa meta em mente. Vale reduzir a frequência de uso do carro ou usá-lo racionalmente. É o caso de pequenas distâncias que podem ser feitas a pé, como as compras ou até mesmo ir à padaria. Organize-se aos poucos para retirar completamente o veículo da rotina.

Caronas

O sistema de caronas pode ser muito eficiente, além de fazer com que o automóvel seja aproveitado em sua totalidade. Ao invés de vários carros com apenas uma pessoa, o veículo transportará cinco pessoas e produzirá mais economia para todos. Vale a pena propor a ideia para os amigos de trabalho para um revezamento de caronas durante a semana. Outra dica é também dividir o táxi sempre que possível.

Aluguel de carros

Caso não haja alternativa, como a necessidade de transportar grandes objetos, o aluguel de carros é a melhor opção. Hoje em dia, os valores são baixos e é possível alugar um veículo sem qualquer burocracia, reservando em sites este e retirando o carro na hora, sem precisar gastar tempo.

A ideia é excelente para quem vai viajar, tanto para enfrentar a estrada quanto para usar o carro na cidade de destino, viajando de ônibus e descansando durante todo o trajeto.

Transporte público

A principal alternativa é utilizar o transporte público. Em muitos casos, essa escolha não precisa ser incômoda. Basta também ter conhecimento dos trajetos e também evitar os horários de pico, para poder se deslocar confortavelmente. Nesse tempo gasto de viagem, é possível botar a leitura em dia. E, sobretudo, lembre-se que usar o transporte público é uma forma de mostrar sua utilidade e pressionar sua constante melhora.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS