Chuva deixa parte de São Paulo em estado de atenção para enchentes

Quedas de árvore

O Corpo de Bombeiros registrou 39 ocorrências de quedas de árvore, em São Paulo, nesta quarta-feira (11) por conta da forte chuva que atingiu algumas regiões da capital. Segundo a corporação, a Zona Sul foi a mais afetada pelo mau tempo. Não houve vítimas.

Na Rua Pacaritambo, travessa da avenida Nossa Senhora do Sabará, no bairro de Campo Grande, uma árvore caiu e fechou a saída dos carros de moradores e trabalhadores da região. “Está um caos”, disse Sandra Aparecida Cruz Monteiro.

Na Avenida Atlântica, altura do número 1505, uma árvore caiu, bloqueando a faixa da esquerda e a ciclofaixa, no sentido Centro. O temporal também derrubou uma árvore na Avenida Sargento Geraldo Sant’Ana, no bairro de Jardim Luanda. Ela caiu sobre o muro de uma distribuidora de gelo e atingiu um caminhão de pequeno porte da empresa.

O Corpo de Bombeiros ainda citou ocorrências menores nas ruas Canes, Antônio Zouro, Campo Grande e na Avenida Nações Unidas. Todas na Zona Sul da capital.

Estado de atenção

O Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE), da Prefeitura de São Paulo, declarou estado de atenção para alagamentos nas zonas Sul e Oeste, além da Marginal Pinheiros, às 15h52 desta quarta. O estado de atenção foi encerrado às 16h35.

O órgão registrou um ponto de alagamento intransitável, na avenida Nove de Julho, sentido bairro, próximo à altura do número 991, e outro ponto, este, por sua vez, transitável, por volta das 16h13.

Choveu leve na Zona Norte, nos bairros do Mandaqui, Tucuruvi, Santana e Casa Verde. Também choveu moderadamente nos sistemas da Cantareira e Guarapiranga.

Segundo o CGE, a Zona Sul foi a região mais afetada pela chuva nesta quarta, com 3,8 milímetros de chuva acumulados ao longo do dia. A média do resto da cidade girou em torno dos 2,1 milímetros. As áreas de instabilidade foram provocadas pelo forte calor, os termômetros marcaram mais de 32ºC, e pela brisa marítima.

CPTM

A Linha 9-Esmeralda da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) operou em velocidade reduzida, entre as estações Socorro e Autódromo, das 16h desta quarta até as 18h35, por conta da queda de um raio. Segundo a companhia, a descarga afetou o sistema elétrico dos trens.

Tendência para esta quinta-feira

A quinta-feira (12) segue com sol, temperaturas em elevação e variação de nuvens. As mínimas oscilam em torno dos 20°C, enquanto as máximas deve superar os 32°C. O tempo continua abafado na Grande São Paulo, segundo o CGE. A umidade relativa do ar entra em declínio e pode atingir 35% nas horas mais quentes. No final da tarde, a chegada da brisa mantém as condições para aumento de nebulosidade e pancadas de chuva na região metropolitana da capital paulista.

Deixe um comentário