Apoio a ciclovias em São Paulo cai de 80% para 56%, diz pesquisa

Embora as ciclovias ainda sejam aprovadas pela maioria dos paulistanos, a rejeição às faixas exclusivas para bicicletas criadas pela gestão Fernando Haddad (PT) vem aumentando, de acordo com o Datafolha.

Segundo a nova pesquisa, 56% dos paulistanos são favoráveis a elas, percentual menor do que o registrado no primeiro levantamento sobre o tema, em setembro de 2014. Naquela ocasião, 80% dos entrevistados aprovavam as ciclovias.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Atualmente, 39% são contra as faixas para bikes, salto de 25 pontos percentuais em relação à primeira pesquisa, quando os desfavoráveis eram apenas 14%.

    Os mais jovens –entre 16 e 29 anos– representam a maior fatia dos a favor (73%). O percentual cai de acordo com o aumento da idade: 41% são a favor na faixa entre 41 e 59 anos e 40% entre os que tem 60 anos ou mais.

    GRADATIVA

    Pesquisa de fevereiro passado já mostrava diminuição da aprovação das ciclovias, quando houve queda de 14 pontos na aprovação às vias exclusivas –dos 80% em setembro, o número caiu para 66%, enquanto os contrários saltaram de 14% para 27%.

    O índice de reprovação cresceu à medida que a prefeitura aumentou a quantidade de ciclovias. A cidade conta atualmente com 365 quilômetros de ciclovias, quatro vezes maios do que em setembro de 2014 –eram 78 km.

    Entre as críticas às ciclovias estão a subutilização de parte delas. Outro problema é a precarização das faixas na periferia.

    Leia também: A um ano da eleição, prefeito Fernando Haddad atinge maior reprovação

    Leia também: Abertura da Avenida Paulista para lazer e redução de velocidade em vias da cidade dividem paulistanos

    Fonte: Folha de São Paulo

    Deixe um comentário