7 lugares para frequentar na Zona Norte

A Zona Norte é a entrada principal da cidade de São Paulo e oferece muitas opções de lazer e cultura aos seus moradores e visitantes. Além de ser amplamente residencial e possuir muitas oportunidades de investimento, a região não deixa de ter uma badalada vida noturna.

Outros destaques são as áreas verdes, as mais extensas de toda a cidade, contando com mais de 12 parques, além da Serra da Cantareira. Se você mora ou vai visitar Zona Norte e não sabe onde ir, confira as sete dicas abaixo:

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • 1. Arquivo Público do Estado de São Paulo

    Um dos locais mais antigos da cidade, o Arquivo Público do Estado de São Paulo abriga muitos documentos históricos de personalidades políticas e do período da ditadura militar, além de jornais que datam desde o período imperial. São mais de 10 quilômetros de documentos, prato cheio para quem gosta de história.

    2. Parque Anhembi/Sambódromo do Anhembi

    Desde 1970, o Anhembi tem sido um dos maiores centros de exposições do Brasil. Além de ter uma arquitetura singular, o local recebe frequentemente feiras, eventos, shows e, no carnaval, o grande desfile das escolas de samba de São Paulo.

    3. Shopping Center Norte e Lar Center

    Importante centro de compras e lazer da região, o Shopping Center Norte possui mais de 331 lojas de compras e alimentação, além de cinema, boliche e muitos fliperamas e jogos eletrônicos. É diversão garantida para toda a família. Anexo ao Center Norte, o Lar Center reúne mais de 100 lojas de decoração e mobiliário.

    4. Sesc Santana

    O Sesc Santana é um grande complexo, que atende um amplo e diversificado grupo de pessoas, com atividades para crianças a partir de três anos até idosos. Inúmeros esportes aquáticos e terrestres são oferecidos, como ioga, vôlei, hidroginástica e ritmo, além de uma grande programação cotidiana de arte, cultura, mostras, shows e workshops.

    5. MAAU (Museu Aberto de Arte Urbana)

    O MAAU localiza-se no percurso da Avenida Cruzeiro do Sul e é composto por mais de 60 painéis de grafites urbanos, assinados por importantes artistas. A área é aberta e tem dois quilômetros de extensão. Um belo lugar pra dar uma caminha e apreciar a arte em meio ao movimento da avenida.

    6. Parque da Juventude

    Construído no lugar do antigo Carandiru, o Parque da Juventude é um dos locais mais frequentados da região, com uma biblioteca e muita área verde, onde acontecem diversos eventos. O local também oferece mais de dez quadras para a prática de diversas modalidades esportivas.

    7. Horto Florestal e Parque Anhanguera

    O Horto Florestal é uma grande área verde na Zona Norte, com muitos macaquinhos e aves de diversas espécies, além de pista de corrida, caminhada e ciclovia para quem visita o espaço.

    O Parque Anhanguera não fica atrás. Pelo contrário, ele é o maior parque de São Paulo e hoje possui apenas uma área aberta, preservando a vida selvagem do local. Para se divertir, existem trilhas, churrasqueiras, parquinhos, orquidários e mais de 200 tipos diferentes de animais.