Trechos da Ciclofaixas de Lazer serão desativados neste domingo

111
Ciclofaixa de Lazer Ciclofaixas de Lazer
Ciclofaixa de Lazer na Zona Norte (Foto: Enzo Bertolini)
Publicidade

A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET vai suspender parcialmente no próximo domingo (04/10), das 7h00 às 11h00, o funcionamento da Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste no trecho entre Parque Villa Lobos e o Parque do Povo. A suspensão acontece em virtude da realização da prova “Meia Maratona de Sampa”. A partir das 11h00 o trecho será ativado.

A CET também irá suspender excepcionalmente neste domingo (04/10), em período integral (das 7h00 às 16h00), o funcionamento da Ciclofaixa de Lazer Centro-Luz, no trecho do Parque da Luz (Rua Mauá, Viaduto General Couto de Magalhães, Parque da Luz e Avenida Tiradentes), para realização de exposição de veículos antigos. Devido à esta suspensão, os ciclistas deverão retornar na Avenida Cásper Libero, junto à Rua Mauá.

Ainda será suspensa parcialmente no próximo domingo (04/10), o funcionamento da Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte nos trechos da Avenida General Ataliba (entre a Rua Doutor Zuquim e a Rua Voluntários da Patria), da Avenida General Pedro Leon Schneider e da Avenida Santos Dumont. A suspensão acontece em virtude da realização do evento “Domingo Aéreo no Parque”, no Campo de Marte. A ciclofaixa continuará permitindo o acesso ao Parque da Juventude, situado na Avenida Ataliba Leonel, e ao SESC Santana, situado na Avenida Luís Dumont Villares.

Nos demais trechos, a ativação da ciclofaixa não será alterado, funcionando das 7h00 às 16h00.

As demais Ciclofaixas de Lazer terão funcionamento normal.

No próximo domingo (11/10), as ciclofaixas serão ativadas normalmente, das 7h00 às 16h00. A iniciativa conta com o patrocínio da Bradesco Seguros.

Ciclofaixas de Lazer

A malha cicloviária da cidade de São Paulo é caracterizada pela presença de diferentes tipologias voltadas para o trânsito seguro de bicicletas, como ciclovias, ciclofaixas operacionais de lazer e rotas de bicicletas. Só de ciclofaixas de lazer são 141 Km, distribuídos da seguinte forma:

Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste (também conhecida como Ciclofaixa entre Parques) – liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco) – 45 quilômetros de extensão.

Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte – liga a Praça Heróis da F.E.B. à Estação do Metrô Parada Inglesa, permitindo acessar também o Parque da Juventude – 8 quilômetros de extensão (4 km em cada sentido); em outubro/2012 entrou em operação o prolongamento interligando a ciclofaixa à Ciclovia Braz Leme. O percurso é feito pela Avenida Santos Dumont e possui 500 metros de extensão nos dois sentidos.

Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste – liga a Avenida Governador Carvalho Pinto ao Parque Linear Engenheiro Werner Zulauf-Tiquatira – 14 km de extensão (7 km em cada sentido).

Ciclofaixa de Lazer Paulista-Centro-Ibirapuera – O circuito completo totaliza 41,7 km de extensão. Na Avenida Paulista, a ciclofaixa é operada em toda a avenida, em ambos os sentidos, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz. Esse trecho é interligado ao Centro através do eixo Vergueiro-Liberdade. Ao chegar à região central, o percurso passa por pontos turísticos históricos, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro São Bento, as praças Dom José Gaspar, Franklin Roosevelt e da Luz, conectando-se ao Elevado Costa e Silva. O percurso chega também até a região do Ibirapuera pelo eixo Vergueiro-Domingos de Morais-Jabaquara-Indianópolis.

Ciclofaixa de Lazer Guarapiranga – 41.2 km, sendo 11,2 km de ciclofaixa de lazer e 30 Km de ciclovia.Interliga a Ciclovia do Rio Pinheiros com a Ciclovia Parque Praia São Paulo, que contorna a Represa de Guarapiranga, no extremo Sul da Cidade. Possibilita que os ciclistas que utilizam a Ciclofaixa de Lazer entre Parques das zonas Oeste/Sul acessem a região da Represa Guarapiranga, assim como a população residente dessa parte da cidade chegue pedalando a região do Parque do Ibirapuera, da Avenida Paulista e do Centro. Para tanto, os ciclistas irão circular boa parte do trajeto pela Ciclovia do Rio Pinheiros (30 Km nos dois sentidos), no trecho da Avenida Nações Unidas entre a estação Vila Olímpia da CPTM (desde a passarela da EMAE) até a Avenida Miguel Yunes. Nesse trecho, a Ciclovia do Rio Pinheiros possui os seguintes acessos atualmente em uso: Estação Jurubatuba, Estação Santo Amaro e Ponte Cidade Universitária. Dos 11,20 Km de extensão da nova ciclofaixa, 600 metros correspondem ao caminho da Avenida Doutor Cardoso de Melo desde a Rua Funchal (onde se conecta com a Ciclofaixa de Lazer entre Parques) até a Avenida Nações Unidas, na altura da estação CPTM Vila Olímpia. A partir daí, o percurso continua pela Ciclovia do Rio Pinheiros até encontrar a Avenida Miguel Yunes. O trajeto segue, então, mais 10,6 Km, passando pela Avenida Miguel Yunes, Ponte Vitorino Goulart da Silva, alça de acesso para a Rua Plínio Schimdt, Praça Automóvel Clube Paulista, Avenida Feliciano Correa, Avenida Jacinto Júlio, Avenida do Jangadeiro, Praça Moscou, Avenida Interlagos, Praça Enzo Ferrari, Avenida José Carlos Pace, Avenida Luiz Romero Sanson, passando pela Praça Natividade Simões França, Avenida Berta Waitman até a junção com a Ciclovia Parque Praia São Paulo situada à Avenida Atlântica (antiga Avenida Robert Kennedy), já na Represa Guarapiranga.

Fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here