A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará a partir da próxima quarta-feira (21/10) a redução de velocidade máxima para 50 Km/h em 3 vias da capital. As alterações acontecerão na Avenida Professor Francisco Morato, na zona oeste, e nas avenidas Nossa Senhora de Sabará e Emérico Richter, na zona sul. Atualmente, a velocidade permitida nessas vias é de até 60 km/h.
A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do Programa de Proteção à Vida. Serão instalados faixas e painéis informativos para orientar os motoristas sobre as mudanças e utilizadas 173 placas de sinalização.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O Programa de Proteção à Vida foi iniciado em 2013, no começo da atual gestão, e busca a redução de acidentes e atropelamentos na cidade ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes como o CET no Seu Bairro, a implantação de Áreas 40, da Frente Segura (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas), das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h nas vias arteriais. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.
Alterações no Sistema Viário
Avenida Professor Francisco Morato
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Eusébio Matoso e a Rua José Felix – divisa com Taboão da Serra (trecho com 5,5 km de extensão).
Avenida Nossa Senhora de Sabará
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Washington Luís e a Estrada do Alvarenga (trecho com 5,6 km de extensão).
Avenida Emérico Richter
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Nossa Senhora de Sabará e a Estrada do Alvarenga (trecho com 1,2 km de extensão).
A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar o desempenho da nova medida e intensificar o monitoramento do trânsito nessas regiões.
Fale com a CET – Ligue 1188. Atendimento 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.