A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai reduzir o limite de velocidade da Radial Leste e das vias que compõem o Eixo Leste-Oeste nesta sexta-feira (11).
No total, 10 vias terão suas velocidade máximas reduzidas de 60 km/h para 50 km/h, segundo o plano da Prefeitura de diminuir a velocidade de todas as vias arteriais da cidade para o padrão de 50 km/h até dezembro deste ano.
A redução de velocidade começa na Zona Oeste, na Avenida Francisco Matarazzo, entre a Avenida Pompeia e Avenida General Olímpio da Silveira.
Depois, na Ligação Leste-Oeste, a mudança será feita entre a Rua Amaral Gurgel e a Avenida Alcântara Machado.
As avenidas Alcântara Machado, Conde de Frontin, Antônio Estevão de Carvalho e Doutor Luís Ayres, além do Viaduto Pires do Rio e a Rua Melo Freire, que compõe a Radial Leste, terão os limites de velocidade diminuídos entre a Ligação Leste Oeste e o Complexo Viário Itaquera, com um trecho total de 24 km.
No Complexo de Itaquera, a regulamentação será feita entre a Avenida Doutor Luís Ayres e a Avenida José Pinheiro Borges. A própria Pinheiro Borges terá o limite reduzido até a altura da Rua Copenhage.
Com as novas mudanças, a CET termina o novo padrão de regulamentação em todo o Eixo Leste-Oeste.
Corredor Norte-Sul
Em 1º de setembro, a CET reduziu a velocidade máxima nas vias que compõem o Corredor Norte-Sul. O eixo tem 22,9 km de extensão e o limite de velocidade em suas vias era de 70 km/h. A Avenida 23 de Maio, assim como as avenidas Rubem Berta e Moreira Guimarães, tiveram a velocidade reduzida para 60 km/h.
As avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia, além do Túnel Papa João Paulo II, no Anhangabaú, tiveram limite reduzido para 50 km/h, entre a Avenida 23 de Maio e a Brás Leme. A redução também acontece na Avenida Washington Luís e Interlagos. Na Avenida Professor Papini, foi mantido o limite de 30 km/h.
Fonte: G1 São Paulo