22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Quase 20% dos internautas brasileiros com smartphone pedem táxi através de aplicativos

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box M-commerce no Brasil mediu pela primeira vez a popularidade de aplicativos de chamada de táxi no País: 18,2% dos internautas brasileiros que possuem smartphones pediram táxi pelo menos uma vez nos últimos seis meses através de um aplicativo móvel.

A pesquisa confirmou que a liderança nesse mercado é disputada palmo a palmo por 99Taxis e Easy Taxi. Ao serem perguntados qual o aplicativo de táxi que usam com mais frequência, 30,4% dos entrevistados que utilizam o serviço citaram o 99Taxis e 24,6%, o Easy Taxi.

O Uber aparece na terceira colocação, com 9,9%. Os demais aplicativos foram citados por menos de 5% dos usuários. É importante destacar que a pergunta da pesquisa solicitava a indicação do aplicativo de táxi usado com mais frequência pelo entrevistado. Isso significa que não necessariamente era o único.

Foram entrevistadas 1.247 pessoas on-line, entre 25 de agosto e 3 de setembro. A pesquisa tem validade estatística, pois respeita as proporções por idade, renda e distribuição geográfica do universo de internautas brasileiros – grupo que corresponde a aproximadamente metade da população do País.

O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

Análise

Os dois aplicativos que lideram o mercado têm algumas semelhanças: ambos foram criados por empreendedores brasileiros e receberam pesados aportes de investidores estrangeiros para expandirem suas operações, além de terem desembolsado bastante em marketing.

Neste último ponto, o 99Taxis se destaca, pois vem fazendo campanha na televisão e patrocina alguns dos maiores clubes de futebol do Brasil. Alguns aplicativos de táxi estrangeiros que tentaram se fixar no Brasil, como Taxibeat, não conseguiram se manter e fecharam as portas por aqui.

O Uber, por sua vez, tem investido pouco em marketing, mas, por outro lado, ficou bastante conhecido nos últimos meses por conta da polêmica com os taxistas.

Há também aplicativos que fazem sucesso no mercado corporativo, como o Wappa, mas que talvez não tenham aparecido entre os mais citados justamente por não terem força nas corridas particulares de usuários finais.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS