Prefeitura eleva em 32% previsão de arrecadação com multas em 2015

A Prefeitura de São Paulo aumentou em R$ 289 milhões a estimativa de arrecadação com multas de trânsito neste ano. Assim, o total arrecadado deverá atingir R$ 1,19 bilhão, 32% acima da previsão original de R$ 902 milhões.

A nova previsão foi divulgada em balancete no Diário Oficial de quinta-feira (10), dois dias após o Ministério Público anunciar que investigará o destino dos recursos com as multas de trânsito em São Paulo.

De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), foram 10,6 milhões de infrações de trânsito em 2014, com arrecadação de R$ 899 milhões. Somente nos primeiros sete meses de 2015, a Prefeitura já arrecadou R$ 525 milhões, 58% do ano passado.

Do total arrecadado, 95% vai para o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito (FMDT) e deve ser investido em ações de engenharia de tráfego e educação no trânsito.

A Prefeitura cita exemplos de ações que recebem a verba, como o Programa de Proteção à Vida, voltado à educação no trânsito, e o CET no Bairro, que, segundo a companhia, “percorre regiões periféricas da cidade para aprimorar a segurança e a fluidez do trânsito nos bairros, com intervenções elaboradas em diálogo com a população”.

Velocidade e radares

A mudança de previsão de arrecadação acontece também no momento em que Prefeitura implementa seu programa para padronizar a velocidade máxima permitida em 50 km/h nas principais avenidas arteriais da cidade.

A Prefeitura justifica a medida afirmando que trará mais segurança ao trânsito. O número de acidentes de trânsito com mortos na cidade de São Paulo voltou a subir em 2014 depois de seis anos consecutivos de queda. Foram registrados 23.547 acidentes com vítimas na cidade e1249 pessoas morreram no trânsito no ano passado.

Paralelamente, a gestão Haddad decidiu aumentar a fiscalização e contratar 843 novos radares para a cidade. Hoje estão instalados radares em 818 pontos de fiscalização, 75% mais do que os 467 do início da gestão.

A Prefeitura defende que o trabalho vem trazendo resultados e cita a queda nos acidentes nas marginais. “A redução do limite de velocidade já apresenta resultados positivos, de acordo com dados preliminares apurados nas Marginais Tietê e Pinheiros desde o último 20 de julho, onde o número de acidentes com vítimas caiu 27% nas seis semanas seguintes à medida nessas vias”.

Faixas

Um dos fatores para o crescimento das multas apontados pela CET é a fiscalização para coibir a invasão de faixas exclusivas e corredores de ônibus. No início da atual gestão, havia apenas 90 km de faixas para os coletivos na cidade. Hoje, são 480,3 km, além de 121,3 quilômetros de corredores (faixas à esquerda).

Fonte: G1

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