Não sabe pegar ônibus em SP? Voluntários criam projeto que pode te ajudar

Pegar um ônibus parece algo simples para quem conhece a cidade e está acostumado a usar o transporte todos os dias. Porém, muitas pessoas precisam de uma “ajudinha” na hora de escolher o ônibus certo para chegar ao seu destino.

Pensando nisso, um grupo de oito jovens voluntários teve a ideia de ajudar essas pessoas a não se perderem pela cidade de São Paulo e criaram o Que Linha Passa Aqui?

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • O projeto tem o objetivo de estimular os próprios usuários do transporte a ajudarem outras pessoas que estão naquele ponto pela primeira vez. A população imprime artes que são disponibilizadas no Facebook do grupo e cola em pontos de ônibus para mostrar quais linhas passam por lá. Assim, cada um que lembrar de uma linha, pode ir preenchendo a figura.

    A voluntária Bianca Oliveira diz que “mesmo com aplicativos ou sites para estes fins, nem sempre temos acesso à internet, bateria no celular ou até mesmo ‘coragem’ de mexer no celular em lugares mais perigosos”

    Natalie Trevisan também participa do projeto e afirma que, além disso, “a ideia é estimular a colaboração entre a população e a gentileza no dia a dia”.

    — Se cada um fizer um pouquinho, conseguimos ajudar a todos. E não depende de muito esforço de ninguém.

    O grupo, que faz parte de um processo seletivo que investe em jovens transformadores, se baseou em outras iniciativas pelo Brasil que já fazem esse tipo de ação, como no Rio Grande do Sul e em Pernambuco. A voluntária Bianca Naomy diz que eles trabalham com “o intuito de causar um impacto positivo na cidade que moramos”.

    Natalia Zafra também faz parte do projeto e concorda com o poder de transformação que todos têm na sociedade e afirma que pequenas iniciativas podem proporcionar o “bem-estar de todos”.

    O grupo entende que a participação da população é fundamental para que o projeto “dê certo”. A voluntária Késia Rodrigues afirma que apenas compartilhando a ideia nas redes sociais e divulgando entre os amigos, a pessoa já vai estar ajudando muito a ideia.

    — Acreditamos que se a população utilizar suas redes sociais, expandiremos o movimento em outras regiões e com maior velocidade.

    Renata Brami é outra jovem envolvida no projeto e diz que as pessoas que quiserem fazer parte do movimento também podem fazer e deixar as placas indicativas sempre “em ordem”.

    — As pessoas podem ajudar a fazer a manutenção dos adesivos dos pontos em que passam com frequência.

    Os jovens dizem que o projeto vai muito além do objetivo inicial. Qualquer pessoa pode divulgar iniciativas interessantes e de cooperação no transporte público na página do grupo e usando a hashtag #quelinhapassaaqui. O voluntário Fabrício Gomes avisa sobre a ideia de compartilhar qualquer tipo de boa ação.

    — Viu alguém fazer algo bacana ligado ao transporte público? Compartilhe conosco. Reconhecer boas ações gera uma poderosa corrente de novas boas ações.

    A voluntária Geisa Fernandes lembra da importância de nossas ações cotidianas, para fazer da cidade um lugar melhor e mais cordial para se viver.

    — O projeto é uma ação simples, que com a colaboração de todos, fará toda a diferença para os passageiros.

    Projeto: Curta a página do projeto ‘Que linha passa aqui’ no Facebook

    Fonte: Portal R7