Mostra fotográfica reúne imagens captadas pelas lentes de crianças e jovens

Em tempos de profusões de cliques e “selfies” nas redes sociais, a exposição fotográfica Alfabetização Visual, em cartaz a partir deste domingo (06/09), na Estação Palmeiras-Barra Funda, chama a atenção pela proposta: usar a fotografia como forma de transformação social de jovens ao desenvolver suas potencialidades.

O projeto reuniu crianças e adolescentes de cinco instituições de ensino do interior de São Paulo para ensinar a arte da fotografia, tendo como tema o Meio Ambiente. O resultado pode ser conferido na mostra, que reúne as 14 melhores imagens produzidas pelos participantes das oficinas realizadas em Araçariguama, Alumínio, Osasco, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

A vida pacata dessas cidades do interior é revelada pelo olhar sensível desses jovens, que expressam a maneira como percebem e entendem o mundo em que vivem. Entre cores, formas, ensaios e imagens delicadas, a exposição revela o olhar atento e curioso desses pequenos observadores.

Mais do que apresentar conceitos de fotografia, o projeto Alfabetização Visual, realizado pela ImageMagica, com apoio da Lei de Incentivo Rouanet, estimula o pensamento crítico, o respeito ao próximo e o trabalho em equipe. “Percebemos que os jovens ficaram mais atentos ao que acontece ao seu redor e também às condições da escola. É uma forma de incentivá-los a se apropriarem do espaço”, conta Cristiane Borgo, coordenadora do núcleo educacional da ImageMagica.

Serviço:
Exposição Alfabetização Visual
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda, Linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM
Data: 06/09 até 06/10

Deixe um comentário