Metrô mantém condutores no monotrilho da Linha 15-Prata como vigias

O monotrilho da linha 15-prata do metrô, que atualmente opera somente entre as duas estações existentes (Vila Prudente e Oratório, ambas na zona leste), não tem condutores. Isso na teoria.

Na prática, a companhia coloca operadores de trens para ficar andando nos vagões durante as viagens.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Em dias diferentes, a reportagem do jornal Agora São Paulo viu e falou com oito funcionários que estavam nas composições. Em algumas ocasiões, eles estavam em duplas: um funcionário do metrô e um segurança.

    Todos afirmaram que ficam dentro do trem por questão de segurança.

    Resposta

    O Metrô afirmou em nota que, assim como na linha 4-amarela, os trens do monotrilho não necessitam de operador, mas funcionários da companhia “ficam embarcados nas composições com competência para atuarem, caso seja necessário”.

    Segundo o Metrô, essa é uma prática adotada internacionalmente em todos os sistemas sobre trilhos que não têm condutores.

    A empresa não disse se os trabalhadores que ficam no monotrilho são condutores, mas afirmou que os funcionários estão nos trens são “treinados e estão aptos a, por exemplo, assumirem o controle semiautomático do trem, caso seja necessário; restabelecer o sistema de ar-condicionado ou atuar em anormalidades nas portas”.

    Segundo a companhia, uma eventual retirada dos passageiros da composição será feita por um outro trem ou pela passagem de emergência instalada em toda a linha.

    Fonte: Agora São Paulo

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário