Metrô de São Paulo celebra hoje aniversário de 41 anos de operação

157
Anúncio sobre a inauguração da primeira linha do Metrô de São Paulo, em 14 de setembro de 1974.
Publicidade

A concentração do então operador de trem Antonio Aparecido Lazarini, 63, um dos quatro funcionários contratados para conduzir o primeiro Metrô, estava para fazer com que tudo ocorresse bem no dia da inauguração da Linha 1-Azul, há 41 anos.

Lazarini foi encarregado de ficar no primeiro vagão, supervisionando o condutor, onde autoridades, funcionários e convidados se apertaram durante a primeira viagem oficial de Metrô, com apenas seis carros. Na ocasião, a população teve que ficar do lado de fora.

O primeiro trajeto percorrido, de 7 km, foi entre as estações Vila Mariana e Jabaquara. “As autoridades pararam em todas as estações. Desciam e olhavam. Depois voltavam para o vagão”, relembrou Lazarini, que hoje trabalha como especialista do Metrô.

Quando chegaram no Jabaquara, cerca de 3 mil funcionários se amontoaram para andar no meio de transporte moderno para a época, o qual contava com improvisos como uma buzina usada para alertar sobre o fechamento das portas, ideia vinda do México, onde treinou por dois meses. “Era tudo novo. Aprendemos na prática.” Lazirini foi responsável por criar as grades usadas para organizar os usuários.

Saiba um pouco mais sobre a história do Metrô de São Paulo

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here