A concentração do então operador de trem Antonio Aparecido Lazarini, 63, um dos quatro funcionários contratados para conduzir o primeiro Metrô, estava para fazer com que tudo ocorresse bem no dia da inauguração da Linha 1-Azul, há 41 anos.
Lazarini foi encarregado de ficar no primeiro vagão, supervisionando o condutor, onde autoridades, funcionários e convidados se apertaram durante a primeira viagem oficial de Metrô, com apenas seis carros. Na ocasião, a população teve que ficar do lado de fora.
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O primeiro trajeto percorrido, de 7 km, foi entre as estações Vila Mariana e Jabaquara. “As autoridades pararam em todas as estações. Desciam e olhavam. Depois voltavam para o vagão”, relembrou Lazarini, que hoje trabalha como especialista do Metrô.
Quando chegaram no Jabaquara, cerca de 3 mil funcionários se amontoaram para andar no meio de transporte moderno para a época, o qual contava com improvisos como uma buzina usada para alertar sobre o fechamento das portas, ideia vinda do México, onde treinou por dois meses. “Era tudo novo. Aprendemos na prática.” Lazirini foi responsável por criar as grades usadas para organizar os usuários.