Cidade de São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos

A Defesa Civil declarou estado de atenção para enchentes em toda a cidade de São Paulo, por volta das 18h desta sexta-feira (11). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, a capital tinha seis pontos de alagamento ativos às 19h. Uma hora depois, a Subprefeitura de Perus, na Zona Norte, entra em estado de alerta. Segundo o CGE, houve o extravasamento do córrego Perus, junto à Praça Inácio Dias.

Mais cedo, às 15h10, apenas a Zona Sul de São Paulo e a Marginal Pinheiros estavam em estado de atenção. De acordo com o CGE, a chuva dos últimos dias encharcou o solo, aumentando o potencial para alagamentos.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Havia às 19h o registro de vias alagadas na Praça da Bandeira, no Centro, em dois pontos da Avenida Vital Brasil e na Rua Turiassu, na Zona Oeste e, na Zona Sul, na Rua Miguel Yunes e na Avenida Nossa Senhora do Sabará. Com isso, o trânsito ficou complicado em São Paulo e atingiu recorde de lentidão: 1002 km.

O CGE registrou, por volta das 19h30, dois pontos de alagamentos intransitáveis, ambos na zona leste. Um na avenida do Estado, próximo à avenida Mercúrio, e outro na rua Bresser, perto ao viaduto Bresser.

Mais cedo, uma árvore de grande porte caiu na alameda Santos, nos Jardins, atingindo a traseira de um veículo que estava estacionado no local. Duas faixas da via estavam interditadas por volta das 10h.

No Metrô, às 19h30, as seguintes linhas operavam com velocidade reduzida: linha 2-Verde, entre as estações Vila Prudente e Chácara Klabin; linha 5-Lilás, entre as estações Capão Redondo e Largo Treze; linha 3-Vermelha, entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Itaquera.

A chuva tem intensidade que varia entre moderada e forte em várias regiões da cidade. Segundo o órgão, deve chover forte na Zona Norte, no Centro e na Zona Leste. Na Zona Sul, as instabilidades começam a perder força, mas ainda há chuva moderada. Por conta das chuvas, segundo o CGE, a qualidade do ar na Grande São Paulo melhorou significativamente.

O término do estado de atenção e alerta para enchentes em toda a capital paulista se deu às 20h20, segundo o CGE.

Previsão do tempo

Na madrugada de sábado (12), a temperatura mínima será de 13°C e a máxima será de apenas 16°C. O dia também deve ter garoa isolada. Já na madrugada de domingo, a mínima cai para 12°C, com sensação de frio devido aos ventos úmidos. Mesmo com sol entre nuvens ao longo do dia, a temperatura não sobe muito e a máxima não passa de 18°C.

Deixe um comentário