18.6 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

“CET no seu Bairro”: programa aproximou gestão pública das ações apontadas pela comunidade

O programa atendeu até o momento 111.099 pessoas em educação de trânsito, implantou 9.942 placas de sinalização, 107.450 m² de pintura de solo, 731 novas lombadas, 42 mini rotatórias.

O programa “CET no Seu Bairro” é um esforço compartilhado entre várias áreas da Administração Municipal para a realização de diversas ações numa determinada região, sempre ouvindo representantes da comunidade. O programa aproximou a gestão pública da comunidade, levando a população a opinar sobre o local onde mora e conhece, dando oportunidade de soluções rápidas para problemas cotidianos e aproximando munícipe e gestores, mudando conceitos pré estabelecidos.

E o atendimento à população tem disso o ponto forte do programa. Nas nove fases de 2014, foram implantadas 9.942 placas de sinalização, 107.450 m² de pintura de solo, 731 novas lombadas, 42 mini rotatórias, além de 111.099 pessoas atendidas em educação de trânsito. Tudo com participação com a população e integração com as comunidades. “O programa vem cumprindo um papel fundamental que é o de atender antigas demandas nas regiões mais afastadas do centro, assim estamos contribuindo tanto para a educação no quanto na segurança do trânsito”, afirma o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Para Eliene Gomes Maciel, moradora de Americanópolis, o “CET no seu Bairro” deixou mais prático o contato com a Administração Pública. “Um problema de pintura de faixas na Rua Professor Nelson de Senna foi consertado em uma semana”, elogiou a moradora.

Além de cuidar da mobilidade do bairro e tratá-la com projetos de sinalização e engenharia viárias, o “CET no Seu Bairro” teve na Educação de Trânsito outra frente de atuação importante. As iniciativas nessa área ocorrem em escolas selecionadas considerando-se o histórico de acidentes próximos às mesmas e em algumas instituições a exemplo de associações e UBS. Elas recebem intervenções educativas gratuitas de teatro, bate papo com o marronzinho em sala de aula, caminhadas da cidadania, palestras, etc.

Estruturação do Programa

· As primeiras duas semanas do mês eram dedicadas ao planejamento das ações previstas, levantamento de informações que a CET já possuísse sobre a região e das necessidades em campo, a partir da oitiva feita por assessores comunitários da CET com a população e lideranças locais;

· A terceira semana do mês era marcada pela realização dos serviços de sinalização propostos, promoção de ações gratuitas de educação de trânsito e, ainda, pela continuidade do levantamento das necessidades em campo, agora a partir de uma base móvel de apoio (um micro-ônibus) estacionada num ponto estratégico do bairro para receber e cadastrar os pedidos dos munícipes;

· Na quarta semana do mês, a base móvel dava lugar a vistorias de técnicos, gestores, engenheiros e arquitetos da CET para avaliar as implantações e planejar os ajustes no que fossem necessário, além de continuidade das implantações.

Em 2015, outras 14 regiões receberam o programa: sete em março (Vila Nova Galvão/Jardim Hebron, Vila Joaniza, Parque Ipê/Jardim Catanduva/Parque Arariba, Jardim das Imbuias, Jardim Danfer, Jardim Colonial e Jardim Elisa Maria) e sete em abril (Jardim Guancã, Vila Clarice/Jardim Regina, Jardim João XXIII/Jardim Arpoador, Jardim Casa Blanca, Vila Água Funda, Jardim Sinhá e Cidade Tiradentes). Entre outras coisas, foram implantadas mais 1.504 placas de sinalização, 13.966 m² de pintura de solo, 85 novas lombadas, 2 mini rotatórias e 19.556 pessoas atendidas em educação de trânsito.

“Prefeitura no Bairro”, um passo além

Com o lançamento em março de 2015 do projeto “Prefeitura no Bairro” pela Prefeitura de São Paulo, combinando ações de zeladoria e serviços como políticas públicas das várias áreas de governo, a partir de maio o programa “CET no seu Bairro” foi englobado por ele, sendo mantidas as ações do programa nas regiões indicadas pela prefeitura. O Grajaú foi o bairro escolhido para receber a primeira ação.

Para Antônio Carlos Gambarini, gerente de Relacionamento com o Munícipe da CET, “o programa “CET no seu Bairro” é importante levar as ações à periferia. Isso melhora a visão das pessoas em relação à companhia. Deixa as comunidade mais próximas da gente. Os técnicos veem os problemas juntamente com a população”.

Com a participação popular o “CET no seu Bairro” e o “Prefeitura no Bairro” se tornaram êxitos na gestão pública, levando a comunidade a opinar sobre o local onde mora e conhece, dando oportunidade de soluções rápidas para problemas cotidianos e aproximando munícipe e gestores, mudando conceitos pré estabelecidos.

Gambarini (ao centro): “O programa deixou a comunidade mais próxima da CET”

Lançado em 17 de fevereiro de 2014, o programa teve nove etapas em seu primeiro ano, atendendo 63 regiões.

cet25

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS