Trajetos terão limite reduzido de 60 km/h para 50 km/h a partir da próxima quarta-feira (09/09), completando a regularização de velocidade no Mini Anel Viário
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará a partir da próxima quarta-feira (09/09) a redução de velocidade máxima para 50 Km/h em 4 vias da capital. As alterações acontecerão na Avenida Salim Farah Maluf, Rua das Juntas Provisórias, Rua Malvina Ferrara Samarone e Avenida Presidente Tancredo Neves. Atualmente, a velocidade permitida nesses trajetos é de até 60 km/h. Essa implantação completa a regularização de velocidade no Mini Anel Viário, visto que a Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo teve a velocidade máxima reduzida para 50 km/h em 2014.
A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do Programa de Proteção à Vida.
Serão instaladas faixas e painéis informativos para orientar os motoristas sobre as mudanças e utilizadas 136 placas de sinalização vertical.
O “Programa de Proteção à Vida” foi iniciado em 2013, no começo da atual gestão, e busca a redução de acidentes e atropelamentos na cidade ampliado uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes como o “CET no Seu Bairro”; a implantação de “Áreas 40”; da “Frente Segura” (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas); das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento; e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.
Alterações no Sistema Viário:
Avenida Salim Farah Maluf
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Ponte do Tatuapé e a Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo (trecho com 6,8 km de extensão).
Rua das Juntas Provisórias
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre o Viaduto Grande São Paulo/Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo e o Complexo Escola de Engenharia Mackenzie (trecho com 2,0 km de extensão).
Rua Malvina Ferrara Samarone e Avenida Presidente Tancredo Neves
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre o Complexo Escola de Engenharia Mackenzie e o Complexo Viário Maria Maluf (trecho com 2,5 km de extensão).
A Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo já possui a velocidade máxima regulamentada de 50 km/h desde 24 de novembro de 2014, por ocasião da implantação da faixa exclusiva para ônibus em toda a extensão dessa via.