Acidentes com vítimas caem 36% com velocidade menor nas marginais

Redução ocorre após dois meses de velocidade menor na Pinheiros e Tietê.
Lentidão em toda a cidade caiu 6%, segundo a CET.

Levantamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) indica que após quase dois meses da implantação da redução de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros (20 de julho a 13 de setembro), caiu o número de acidentes com vítimas nas vias e a lentidão em toda a cidade se comparado ao mesmo período do ano passado.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • O número de acidentes com vítimas nas marginais caiu 36% em relação ao mesmo período de 2014. O número de ocorrências passou de 220 para 140. Já o número de acidentes sem vítimas diminuiu 21%, de 532 para 414.

    As motocicletas participaram de 81% dos acidentes com vítimas registrados nas duas marginais entre 20 de julho e 13 de setembro deste ano. Mesmo na pista expressa da Tietê, onde o trânsito de motos é proibido, elas se envolveram em 69% das ocorrências. Na última quinta-feira (10), radares pistolas foram instalados para flagrar motociclistas em velocidade superior à permitida.

    Na cidade inteira, a redução média do congestionamento foi de 6%, principalmente no período da tarde, que passou de 124,4 quilômetros para 104,8 quilômetros.

    Nas marginais, a redução média foi de 8%. A maior queda, de 14%, se deu no pico da tarde – passou de 47,7 quilômetros para 40,9 quilômetros. No pico da manhã, a queda foi de 11%, de 21,8 quilômetros para 19,4 quilômetros.

    Já no horário entre picos, entre 10h e 17h, a lentidão aumentou 14% em relação ao mesmo período do ano passado.

    No dia 20 de julho a velocidade máxima permitida caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. No caso de ônibus e caminhões, a velocidade limite nas pistas expressas é de 60 km/h.

    As mudanças fazem parte do Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo é regulamentar em 50 km/h o limite de velocidade em praticamente todas as avenidas importantes da cidade.

    Fonte: G1

    Deixe um comentário