Secretaria Municipal de Transportes entrega ciclovia da Avenida Bernardino de Campos

A Avenida Bernardino de Campos ganhará neste domingo (23/08) 750 metros de ciclovia, complementando a ligação entre a Avenida Paulista e Rua Vergueiro. Na ciclovia da Rua Itápolis, que é conectada à da Bernardino pela Avenida Paulista, será inaugurado um bicicletário na Praça Marechal Cordeiro de Farias, conhecida como Praça dos Arcos. As implementações estão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Transportes por intermédio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Transporte (SPTrans). Com essa inauguração, a cidade passa a contar com 356,8 km de malha cicloviária, incluindo 31,9 km de ciclorrotas. A atual gestão inaugurou 260,2 km de ciclovias desde junho de 2014. Antes, São Paulo possuía 64,7 km de ciclovias.

O percurso na Bernardino de Campos será bidirecional ocupando o canteiro central, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Correia Dias. Na Praça Oswaldo Cruz fará a conexão com as futuras ciclovias da Rua Rafael de Barros e da Rua 13 de Maio. Na conexão com a Rua Vergueiro, o percurso foi reformulado para possibilitar o acesso à Avenida Domingos de Morais.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A Avenida Bernardino de Campos completará o eixo cicloviário da Avenida Paulista, seguindo o mesmo padrão arquitetônico. Para isso, passou por uma grande requalificação urbanística, incluindo a reforma e iluminação reforçada no canteiro central e calçadas, o enterramento da fiação; e implantação de totens de sinalização e de informações.

    As oito faixas de rolamento foram mantidas e redimensionadas, havendo alargamento do canteiro central, que ficou com 4,2 metros, e elevação de 28 centímetros em relação às pistas, com nivelamento nos cruzamentos da via. Foi realizado a padronização das pistas de circulação de veículos automotores, além do recape.

    O pavimento da ciclovia foi construído em concreto pigmentado, o quegarante maior durabilidade, regularidade e resistência do piso.

    Os pedestres também foram beneficiados com a retirada de postes na área de serviço nas calçadas, a fiação foi enterrada e o piso requalificado. A acessibilidade das pessoas com dificuldade de locomoção foi atendida com a implantação de acessos rebaixados e encaminhamentos com piso tátil. Foi uma melhoria completa da via para todos modais que dela se utilizam.

    Para garantir maior segurança nas travessias, a sinalização semafórica existente foi sincronizada para o fluxo de bicicletas.

    Além disso, também no domingo, a Rua Domingos de Morais , no trecho entre a Rua Sena Madureira e a Avenida Lins de Vasconcelos, terá a velocidade reduzida para 50km/h, conforme anunciado anteriormente. Isto porque, esse trecho completa o eixo cicloviário formado pela Rua Sena Madureira, Avenida Professor Noé de Azevedo, Rua Vergueiro mais a Bernardino e Paulista.

    “A inauguração da ciclovia da Avenida Bernardino de Campos completa um importante eixo de mobilidade da capital e estabelece conexões com outras áreas, o mesmo conceito vem sendo implementado em vários bairros da cidade”, afirma o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.

    O projeto da Bernardino também engloba a instalação de dutos para passagem de fibra óptica e cabeamento sob o canteiro central. A extensão das redes de dutos é o mesmo da ciclovia. Neste domingo, além da entrega da ciclovia, a ciclofaixa da Paulista funcionará normalmente entre 7h e 16h.

    Deixe um comentário