Manifestantes pintaram ciclovia perto de onde Florivaldo Rocha foi atingido.
Ato feito por parentes e amigos da vítima ocorreu na manhã deste domingo.
Um protesto na manhã deste domingo (23) embaixo do Minhocão, no Centro de São Paulo, lembrou a morte do aposentado Florivaldo Carvalho Rocha, de 78 anos, atropelado por um ciclista.
O administrador de empresas Gilmar Raimundo de Alencar, de 45 anos, afirmou à Polícia Civil que atingiu o idoso, que estava a pé, quando passeava de bicicleta na última segunda-feira (17) na faixa de ônibus.
Ao lado do local onde ocorreu o atropelamento há uma ciclovia, que foi pintada por um grupo de manifestantes com um desenho simbolizando Florivaldo. Entre as pessoas que protestavam estavam parentes e amigos do idoso. Elas pediam melhorias na ciclovia que passa embaixo do Minhocão. Também havia pichacações de cruzes por perto.
Uma das colunas do Minhocão também foi pintada com um aviso de perigo para ciclistas e pedestres. Nela também era possível ler a pichação “Haddad assassino”, em referência ao prefeito Fernando Haddad (PT), um dos incentivadores das ciclovias na cidade.
Neste domingo (23), o prefeito chegou a ser impedido de passear de bicicleta pela Avenida Paulista durante a inauguração de uma nova ciclovia na região. Ele comentou sobre o atropelamento embaixo do Minhocão. “Estou me baseando na declaração do próprio ciclista e das testemunhas – se a ciclovia estivesse sendo usada, muito provavelmente o acidente não ocorreria. A ciclovia aumenta a segurança, não diminui”, afirmou Haddad.
O prefeito também lamentou que o caso esteja sendo usado para “luta política”. “O que nos causa angústia é quando algumas forças da sociedade usam episódios lamentáveis como esse como expediente para luta política, partidária. Me parece um grande desrespeito com os familiares da vítima e com a cidade”, disse.
Durante o ato, os manifestantes também rezaram, depositaram vasos com flores e cobraram providências em relação à sensação de insegurança no local do atropelamento após a implantação da ciclovia, em 9 de agosto. Ela tem aproximadamente 4 quilômetros e liga a Praça Roosevelt ao terminal de ônibus e Metrô Barra Funda, na Zona Oeste.
Leia também:
Em reconstituição, ciclista repete que estava fora de ciclovia sob Minhocão
Acidente com idoso aconteceu na faixa de ônibus, diz ciclista
Haddad diz que acompanhará de perto inquérito sobre morte em ciclovia
Homem morre atropelado por ciclista na ciclovia embaixo do Minhocão
Fonte: G1