O Decreto que cria a Divisão de Transportes de Cargas do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), foi assinado nesta segunda-feira, dia 31, pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que falou sobre a importância dessa modalidade de transporte para a cidade. “O transporte de cargas tem que ser considerado em São Paulo, já que ele abastece toda a população, cerca de 12 milhões de pessoas”, destacou Haddad.
Com a criação da divisão, passa a haver uma área específica para cuidar das demandas do setor, como alternativas para cargas especiais, produtos perigosos e autorizações em geral. A medida também atende a uma antiga reivindicação dessa categoria, porque implanta um canal exclusivo de comunicação entre os representantes da área e a Prefeitura de São Paulo.
O Secretário de Transportes comentou sobre a iniciativa: “Circulam pela cidade cerca de 190 mil veículos de carga e utilitários. A necessidade de separar o transporte de pessoas do transporte de mercadorias era grande”.
A Divisão terá como atribuições planejar e propor ações para a melhoria do tráfego de caminhões e da logística de abastecimento na cidade de São Paulo, em parceria com uma área específica da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Também terá como atribuição mapear, regulamentar e adequar todas as atividades de trânsito e transporte de carga, incluindo horários e vias adequadas.
O presidente do Sindicato das Empresas de Distribuição das Entregas Rápidas do Estado de São Paulo (Setcesp), Manoel Souza Lima Júnior, elogiou a iniciativa da atual administração municipal e destacou as vantagens da entrega noturna: “É totalmente adequada para São Paulo. Vamos deixar de utilizar o viário nos horários com o maior fluxo de veículos, não precisaremos concorrer com outros carros.”
Entrega Noturna
Também está sob responsabilidade da nova Divisão a Entrega Noturna de Cargas, que teve um bem-sucedido “Projeto Piloto de Entregas Noturnas”, iniciado em 2013 com a criação de um grupo técnico , ao qual coube analisar a realidade do trânsito de cargas na cidade. Esse processo contou com três fases no período entre outubro de 2014 e março de 2015.
O projeto permitiu a ocupação das vias no horário noturno, entre 21h e 5h, na região Oeste da cidade, o compartilhamento de espaços de maneira mais racional e a melhoria da fluidez do tráfego.