Moradores de um terreno no Jardim Clímax, na Zona Sul de São Paulo, queimaram os barracos em protesto a uma ação de reintegração de posse na manhã desta segunda-feira (31). Eles ainda montaram uma barricada com colchões e entulho pegando fogo. A manifestação começou às 7h e acabou por volta das 9h30, quando a área foi totalmente desocupada.
Durante o protesto, a Rua Artur Primavesi, no Parque Bristol, onde fica o terreno habitado há três anos por cerca de 530 moradores, foi fechada pelo manifestantes. Algumas linhas de ônibus tiveram o trajeto desviado.
Apesar do protesto, a maioria dos moradores deixou a área de forma pacífica. Alguns levaram portas e janelas instaladas nos barracos. Cerca de 180 policiais acompanharam a reintegração de posse.
De acordo com a Polícia Militar, dois homens foram presos durante a reintegração de posse. Um deles, que se negava a sair da ocupação, foi preso por desobediência. O outro, segundo a PM, iniciou um incêndio criminoso durante a operação. Eles foram levados ao 83º DP.
Na última semana, os moradores da região fecharam a Rodovia Anchieta em protesto contra a iminente saída do terreno.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a juíza Lidia Regina Rodrigues Monteiro Cabrini, da 3ª Vara Cível do Foro Regional de Jabaquara, na Zona Sul, determinou a desocupação atendendo a um pedido dos donos do terreno. A área deverá receber um empreendimento imobiliário.
Fonte: G1 São Paulo