15.9 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Comerciários pedem garantia de emprego em protesto no Centro de SP

Na Rua Barão de Duprat, lojistas pediram manutenção de postos de trabalho nas regiões Bom Retiro, Brás e da 25 de Março; sindicato tem realizado 12 mil homologações por mês

Lojistas e funcionários do comércio realizaram nesta quarta-feira uma manifestação em defesa do emprego na Rua Barão de Duprat, no Centro de São Paulo. São Paulo, em defesa do emprego. O ato, batizado de “Comércio em luto”, foi liderado pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo e teve o apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

A manifestação teve início às 11h e terminou por volta das 12h30. Em frente à loja Arco-íris, que encerrará suas atividades no fim do mês depois de 66 anos, foi colocada uma lápide com os dizeres “Comércio em luto”. Empresários e representantes do setor pediram a garantia dos postos de trabalho nas regiões do Brás, Bom Retiro e 25 de Março. Segundo a Associação de Lojistas do Brás, 102 lojas foram fechadas na região de janeiro a maio. No Bom Retiro, 25 lojas encerraram suas atividades no período, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas.

“Esse ato é um alerta para o Brasil. Temos feito 12 mil homologações por mês, o que indica que quase 150 mil vão perder o emprego neste ano”, afirmou Ricardo Patah, presidente do sindicato que representa o setor. “O que está sendo feito contra o comércio é uma verdadeira guerra contra o trabalhador. Não há segurança nem para o empresário e nem para o consumidor”, disse.

Patah também afirmou também que a crise, além de cortar postos de trabalho, também tem incentivado a informalidade. “Hoje o comércio virou uma guerra de ninguém; é uma concorrência que vai enterrar todo mundo. Estamos criando uma campanha de respeito ao trabalho e ao emprego legal”, disse.

Arco-íris

Pioneira no ramo de meias, lingeries e malhas, a loja de três andares Arco-Íris, ponto de encontro do ato, irá fechar suas portas no próximo dia 31, depois de 66 anos de existência. O comércio, que já chegou a ter 50 funcionários, hoje conta com 17, que logo mais irão perder o emprego. “É muito triste, pois trabalho aqui há 40 anos”, diz o vendedor Donizete Diniz, de 60 anos. “Mas não tinha saída. Neste ano, o movimento caiu pela metade”, diz.

Fonte: O Estado de São Paulo

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS