CET implanta redução de velocidade máxima em mais 6 vias da cidade

Trajetos nas zonas sul e oeste terão limite reduzido de 60 km/h para 50 km/h na segunda-feira (24). Trecho de 300 metros na rua Domingos de Morais terá alteração a partir de domingo (23).

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará na próxima segunda-feira (24/8) a redução de velocidade máxima, para 50 Km/h, em 5 vias da capital. As alterações acontecerão na Avenida Guarapiranga, Estrada do M’Boi Mirim e Avenida Senador Teotônio Vilela (zona sul), na Avenida Arnolfo Azevedo e Rua Almirante Pereira Guimarães (zona oeste). Atualmente, a velocidade máxima permitida nesses trajetos é de 60 km/h.

Um trecho da Rua Domingos de Morais (zona sul), entre a Rua Sena Madureira e Avenida Lins de Vasconcelos, terá o limite reduzido um dia antes, no domingo (23/08). Ele completa o eixo cicloviário formado pela Rua Sena Madureira, Av. Professor Noé de Azevedo, Rua Vergueiro, indo até a Avenida Bernardino de Campos. Essa intervenção faz parte do projeto de implantação da ciclovia da Bernardino de Campos.

A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do Programa de Proteção à Vida.

Faixas e painéis informativos começarão a ser colocadas a partir desta quinta-feira (20/08) para orientar os motoristas sobre as mudanças. Serão utilizadas 172 placas de sinalização vertical nas 6 vias.

O “Programa de Proteção à Vida”, iniciado em 2013, no começo da atual gestão, visa a redução de acidentes e atropelamentos na cidade, ampliado uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes como o “CET no Seu Bairro”; a implantação de “Áreas 40”; da “Frente Segura” (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas); das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento; e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.

Alterações no Sistema Viário

Domingo, 23/08:

Rua Domingos de Morais

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Sena Madureira e a Avenida Lins de Vasconcelos (trecho com 0,3 km de extensão).

Segunda, dia 24:

Avenida Guarapiranga

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre o Largo do Socorro e a Estrada do M’Boi Mirim (trecho com 2,3 km de extensão).

Estrada do M’Boi Mirim

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Guarapiranga e a Rua Riberalta (trecho com 6,2 km de extensão).

Avenida Senador Teotônio Vilela

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Interlagos e a Rua Arcelina Teixeira da Silva (trecho com 7,5 km de extensão).

Será mantida a velocidade máxima de 40 km/h, no sentido Bairro, entre a Rua Nossa Senhora do Outeiro e a lombada eletrônica existente próxima à Rua Nossa Senhora de Nazaré e a redução gradativa de velocidade máxima para 40 km/h e 30 km/h nos trechos próximos às lombadas existentes nos seguintes locais:

Sentido Bairro:

• Próximo à Rua Condessa de Barral;
• Entre a Rua Aristides Franca (próximo ao nº 4736 da Teotônio Vilela) e o nº 4596 da avenida;
• Entre a Rua São Roque e a Rua Marcantônio Raimondi;
• Próximo à Rua Arcelina Teixeira da Silva;

Sentido Centro:

• Próximo à Rua São Roque do Paraguaçu;
• Próximo à Rua dos Mendes;
• Junto à Praça do Trabalhador;
• Junto à Rua Arcelina Teixeira da Silva.

Avenida Arnolfo Azevedo e Rua Almirante Pereira Guimarães

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Desembargador Paulo Passaláqua e a Rua Cardoso de Almeida (trecho com 0,9 km de extensão).

A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar o desempenho da nova medida e intensificar o monitoramento do trânsito nessas regiões.

Fale com a CET – Ligue 1188. Atendimento 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.