Repentistas se apresentam na Estação Brás da CPTM

185

A Estação Brás, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM, receberá nesta sexta-feira (24), a partir das 17h, os repentistas do grupo “Mostra Chapéu de Palha”. A dupla traz no repertório várias modalidades do repente e da literatura de cordel.

Os usuários que passarem próximos à linha de bloqueio da estação, terão a oportunidade de se encantar com o ritmo alegre e cativante da sonoridade da viola, além de interpretações de contos de autores consagrados da literatura brasileira. A ideia é reconstruir obras conhecidas pela plateia por meio do improviso.

A apresentação é totalmente improvisada, interagindo com o público, que poderá sugerir temas para os repentistas, chamados de “mote”. A Mostra Chapéu de Palha reúne repentistas, cordelistas, poetas, forrozeiros e interessados na cultura nordestina. O objetivo é divulgar o repente, também conhecido como “cantoria”, arte de destaque no nordeste brasileiro, com origens que remetem ao século XIX e que hoje possui diversas modalidades

A produtora cultural Telma Queiroz, responsável pela ação, destaca a importância da parceria com a CPTM. “É fundamental, pois há muitos nordestinos em São Paulo que passam pelas estações”. Telma conta um episódio que presenciou em uma apresentação. “Outro dia um passageiro parou, ficou olhando o repentista por um longo tempo. Ficou encantado ao perceber que tinha a coletânea do artista que se apresentava em seu celular”, lembra.

A ação integra o projeto “Música na CPTM” e já é conhecida do público, tendo passado por outras estações neste ano: em fevereiro, foi realizado em comemoração aos 114 anos da Estação Luz. Em março foi a vez da Estação Grajaú receber a dupla, que também se apresentou na Estação Tatuapé, em abril. Em maio, celebrando o aniversário do Expresso Leste, os repentistas foram a atração da Estação Dom Bosco e, no mês passado, movimentaram a Estação Osasco, no Dia de São João.

Serviço
Projeto Música na CPTM
Data: 24/07, sexta-feira
Horário: 17h
Local: Estação Brás (área paga)

Deixe seu comentário