O primeiro dos 30 trens antigos revitalizados do sistema metroviário foi entregue nesta quarta-feira, dia 29 de julho, pela Secretaria de Estado de Transportes. O objetivo é melhorar a performance dos trens e garantir o conforto dos passageiros.
“Estamos dando início a um processo de revitalização dos 30 trens antigos da nossa frota. São equipamentos de 30, 37 anos de uso que estão sendo revitalizados para dar mais conforto ao usuário, com ar-condicionado mais potente, uma melhor ambiência interna, ou seja, uma aparência mais confortável e moderna. Por outro lado, também estamos garantindo maior confiabilidade operacional. Além disso, o Estado pretende, ao longo dos próximos quatro anos, montar um programa de substituição da frota mais antiga. Importante é que, em curto prazo, os trens antigos ganham uma nova cara e o serviço ganha muito mais qualidade, e com isso a gente atende melhor o nosso passageiro”, disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório.
Com a entrada em operação nas linhas 1 e 2 das quinze novas composições da Linha 4, o MetrôRio irá, de maneira gradual, retirar do sistema as composições mais antigas da frota para o processo de revitalização na oficina.
Durante a manutenção, serão revistos os sistemas elétrico, de portas e propulsão, além de manutenções preventivas e corretivas. O ar-condicionado receberá atenção especial, com modificação de componentes e troca de condensadores. As composições também vão passar por desoxidação e processo de pintura.
O primeiro trem revitalizado entra em operação nesta quinta-feira, dia 30 de julho. Até o início do segundo semestre de 2016, as trinta competições já terão passado pela manutenção.
Além da reforma dos trens antigos, o sistema metroviário do Rio de Janeiro também conta com 19 trens chineses, adquiridos em 2009. Outras 15 composições foram compradas para circular na Linha 4.
Do total de novos trens, 12 já estão no Rio de Janeiro, três já estão em circulação. Até o fim de 2015, os demais desembarcarão na cidade.