Prefeitura vai liberar pista central da Marginal Tietê até segunda

A pista central da marginal Tietê no sentido Ayrton Senna continuará bloqueada por tempo indefinido. A interdição ocorre desde às 3h desta sexta-feira (17) após a caçamba de um caminhão entalar na ponte do Piqueri.

A previsão inicial da Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras), responsável pela interdição, era que a via fosse liberada às 12h deste sábado, mas após novas análises, os engenheiros concluíram que o trabalho deve se alongar por todo o fim de semana.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • Segundo a pasta, a liberação dependerá do avanço da obra, mas os esforços são para que isso ocorra antes da segunda-feira (20). “A meta é não deixar a cidade amanhecer na segunda (20) com esse transtorno. O que conseguirmos antecipar é vitória”, afirma o secretário Roberto Garibe.

    O local atingido pela caçamba precisou ser escorado para que a remoção seja feita com segurança. Foi necessário fechar também uma faixa da ponte.

    O acidente danificou uma viga com 17 metros de comprimento e cerca de 60 toneladas, que precisará ser cortada e removida.

    A operação de furar e laçar a viga danificada começou por volta de meia-noite. Garibe descreve o conjunto de medidas como uma “demolição controlada”. Com esse método, será possível liberar o trânsito embaixo da ponte mesmo antes de ela ser substituída. “Depois de retirada (da viga) só vamos paralisar durante as madrugadas para recolocá-la”, diz.

    Segundo a Siurb, foram usados equipamentos para escorar a ponte e para o corte e remoção da viga, além de um guindaste, uma retroescavadeira e um caminhão pipa. Segundo o secretário, o reparo na ponte deve custar cerca de R$ 1,2 milhão.

    De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a marginal tinha, por volta das 11h20, 5,4 km de congestionamento nas pistas expressa e local, desde a rodovia Castello Branco até o local do acidente.

    Bloco de 20 toneladas foi removido da parte danificada na Ponte do Piqueri. Foto: Débora Mendonça
    Bloco de 20 toneladas foi removido da parte danificada na Ponte do Piqueri. Foto: Débora Mendonça

    PONTE

    A ponte do Piqueri faz ligação entre as avenidas Ermano Marchetti e General Edgard Facó, e tem 4,9 metros de altura no trecho onde ocorreu o acidente.

    Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o caminhão ficou preso porque a caçamba levantou quando o motorista passava embaixo da via. O motorista foi levado pelos bombeiros para o Hospital das Clínicas.

    Ainda segundo a Siurb, após o levantamento dos custos a empresa será acionada para o ressarcimento do dano causado.

    Fonte: Folha de São Paulo