Nova velocidade nas marginais não impactou trânsito, diz diretor da CET

Para Tadeu Duarte, tráfego flui de maneira mais ‘compactada’.
Velocidade máxima caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas.

O diretor de planejamento da CET, Tadeu Leite Duarte, fez um balanço das primeiras horas dos novos limites de velocidade nas marginais nesta segunda-feira (20) e afirmou que “aparentemente não ocorreu impacto ao trânsito”. Para ele, os carros trafegam de maneira mais “compactada”.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • A velocidade máxima permitida caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. No caso de ônibus e caminhões, a velocidade limite nas pistas expressas será 60 km/h.

    “Os veículos estão andando de maneira mais compactada, mas o trânsito está fluindo”, disse o diretor na Ponte das Bandeiras observando o tráfego na Marginal Tietê.
    “A princípio aparentemente não tivemos impacto no trânsito. Tem lentidões que para o horário é absolutamente normal”, completou.

    Para ele, as “freadas bruscas” e o “anda e para” diminuíram com os novos limites.

    Questionado se o impacto no trânsito será sentido no início de agosto com o retorno às aulas, Leite negou. “A expectativa nossa é o contrário. Nós vamos esperar que ela [fluidez] melhore”.

    “A expectativa nossa é positiva, não vai haver impacto, se tiver ele vai ser momentâneo, depois ele vai ser absorvido, porque a cidade é muito dinâmica, ela rapidamente se acomoda e as marginais vão fluir melhor”, completou.

    Fiscalização

    No total, 18 pontos com radares vão fiscalizar a aplicação dos novos limites de velocidade ao longo dos 90 km de extensão das duas marginais, considerados os dois sentidos. Quem exceder a velocidade pode receber multas que variam de R$ 85,13 a R$ 574,62 e que rendem de 4 a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    As novas velocidades não deverão ter grande impacto nos horários de pico, quando a velocidade média já é bem inferior. Na Marginal Tietê, por exemplo, os carros costumam trafegar 12 km/h no pico da tarde no sentido bairro.

    Os novos limites porém, pode fazer pisar no freio quem anda no contrafluxo. Na Marginal Pinheiros, pela manhã no sentido bairro, os carros andam em média a 54,4 km/h, por exemplo. Segundo a Prefeitura, um dos principais objetivos é evitar abusos de noite e de madrugada, quando as vias estão livres.

    Nos últimos dias, a administração espalhou faixas pela cidade e usou painéis eletrônicos para justificar a redução do limite. Um dos números apresentados é o de mortos nas duas marginais no ano passado: 73.

    Segundo o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, diminuir o limite significa reduzir acidentes e congestionamentos, já que os veículos podem circular de forma mais próxima uns dos outros.

    Ele exemplifica com dados de estudos de engenharia de tráfego: um carro a 90 km/h precisa de 140 metros para frear com segurança, distância que cai para 85 metros caso ele esteja a 70 km/h.

    Se considerado o risco de acidentes também nas laterais e atrás, a área que o carro a 90 km/h precisa ocupar é de 465 metros quadrados, bem mais que os 140 metros quadrados do veículo a 50 km/h.

    Leia também:

    Redução de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê. http://bit.ly/1IesK0J
    Radares multam por dia 2 mil veículos nas marginais. http://bit.ly/1IesMpq
    Novos limites de velocidades nas marginais passam a valer nesta segunda. http://bit.ly/1OrnLsI

    Fonte: G1