Motoristas de vans escolares realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (1º) na cidade de São Paulo contra o uso obrigatório das cadeirinhas no transporte das crianças.
Por volta das 6h, os manifestantes saíram de vários pontos da cidade e seguiram para a Praça Charles Miller, no Pacaembu, na Zona Oeste da capital paulista. Por volta das 12h, o grupo estacionou os veículos em frente à Câmara Municipal de São Paulo. Segundo a PM, a manifestação chegou ao fim por volta das 14h.
Os motoristas também protestaram contra a proibição de películas nos vidros dos veículos, pediram uma sinalização melhor para embarque e desembarque próximo às escolas e para que sejam limitadas as emissões dos certificados de condutores para transporte.
Mais cedo, um grupo com cerca de 50 vans passava pela Avenida Aricanduva, na Zona Leste. Outras 200 vans que saíram da Rua Alvinópolis, próximo da estação Vila Matilde do Metrô, seguiam pela faixa da direita da Radial Leste no sentido Centro. E um terceiro grupo estava na Avenida Interlagos, na Zona Sul.
Cadeirinhas
A resolução 533 foi publicada no dia 17 de junho pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a medida obriga veículos de transporte escolar a ter cadeirinha para transporte de crianças de até 7 anos e meio.
Desde 2010, a lei obriga que crianças de até 1 ano sejam transportadas no bebê-conforto. As que têm entre 1 e 4 anos, em cadeirinhas com encosto e cinto próprio.
Os assentos de elevação, que utilizam cinto de segurança que ficam na altura do pescoço da criança, devem ser usados para menores de 4 a 7 anos. Até então, a regra valia para carros de passeio, e não para transporte coletivo, como vans e ônibus, de aluguel, táxis e os demais com peso bruto superior a 3,5 t.
Continuarão desobrigados de oferecer cadeirinha vans e ônibus que não sejam de transporte escolar e táxis.

@rstnoar radial sentido centro. Trânsito bom até o Belém. Depois de encontrar a carreata, o trânsito para! pic.twitter.com/jHzrKCGmD1
— Maitê Denver (@maite_c) 1 julho 2015
@rstnoar tem algumas vans subindo a consolação sentido bairro quase na paulista pic.twitter.com/hicwV1lYTE
— Ana #LoveWins #Pride (@portuganaa) 1 julho 2015
#Protesto Imagem da Ana Flávia que registrou as vans na Radial Leste, sentido centro, altura do Metrô Vila Matilde. pic.twitter.com/aSOwRnFyTO
— Mobilidade Sampa (@MobilidadeSampa) 1 julho 2015
Concentração de Vans no Pacaembú no protesto desta quarta. Foto de @Annie_Zanetti pic.twitter.com/IH3Ty1UnhA
— Roberto Nonato (@RobertoNonato5) 1 julho 2015
* Informações do G1