A travessia cicloviária agora pode ser feita em sete pontes ou viadutos da cidade
A partir desta terça-feira, 21/07, a cidade passa a contar com 349,7 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entrega novo trecho de ciclovia com 600 metros de extensão, na Ponte dos Remédios, sobre a Marginal do Rio Tietê. A ciclovia proporcionará no futuro a conexão entre as regiões do Jaguara e da Vila Leopoldina, zonas Norte e Oeste da Cidade.
Do total da malha cicloviária existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 253,1 km desde junho de 2014. Antes, São Paulo possuía 64,7 km de ciclovias e 31,9 km de rotas.
A travessia de ciclistas em pontes e viadutos sobre as Marginais dos rios Tietê e Pinheiros vem sendo objeto de atenção especial pela SMT/CET. Em Outubro de 2014, a pasta apresentou a proposta de construção de ciclovias e ciclopassarelas para 12 das 28 pontes existentes nas Marginais.
A Travessia das marginais é parte importante para a ligação cicloviária das zonas Norte, Oeste e Sul ao Centro da cidade. A primeira ciclovia foi sobre a Ponte da Casa Verde, inaugurada em 04/11/2014. As outras pontes onde a travessia é possível são Cruzeiro do Sul, Bandeiras, Jânio Quadros, Vila Guilherme e Viaduto Domingos Franciulli Neto.
“Essa travessia é parte importante para a ligação cicloviária das zonas Norte, Oeste e Sul ao Centro da cidade, sendo de fundamental relevância para a formação de grandes eixos de deslocamento por bicicleta”, ressalta o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
O novo percurso é unidirecional, sobre o canteiro central, no eixo da ponte, e faz a ligação entre a Rua Silva Airosa e Avenida dos Remédios. Na demarcação estão sendo usados, aproximadamente 2.200 m² de sinalização horizontal, 38 placas de trânsito indicando “Circulação exclusiva de bicicletas”, de regulamentação e de advertência, 688 unidades de gradis de proteção.