17.4 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Após testes, Minhocão passa a fechar mais cedo todos os sábados

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou nesta segunda-feira (6) que passará a interromper o tráfego de veículos no Elevado Costa e Silva, o Minhocão, mais cedo a partir do próximo sábado (11). Com a mudança, a via passará a ser de uso exclusivo de pedestres e ciclistas a partir das 15h todos os sábados.

Anteriormente, o elevado era fechado às 21h30 do sábado e reaberto às 6h30 de segunda-feira. Segundo a CET, o horário de abertura continua o mesmo.

A CET realizou dois testes para avaliar o impacto do bloqueio no tráfego da região. O primeiro teste, durante a Virada Cultural, em 20 de junho, e o segundo, no último sábado (4), não indicaram prejuízos, e a lentidão da região ficou dentro dos padrões normais.

A companhia diz que vai monitorar o tráfego para avaliar se é necessário ajustar as sinalizações de trânsito e os semáforos na região.

Rotas alternativas

Para os motoristas que trafegam no Minhocão nos horários de fechamento, a CET recomenda outras opções de caminho.

No sentido Leste-Oeste, o trajeto alternativo passa pela Praça Roosevelt, Rua Amaral Gurgel, Largo do Arouche, Avenida Duque de Caxias, Avenida São João, Avenida General Olímpio da Silveira e Avenida Francisco Matarazzo. No sentido Oeste-Leste, será pela Avenida General Olímpio da Silveira, Rua das Palmeiras, Rua Sebastião Pereira, Rua Amaral Gurgel e Praça Roosevelt.

Ciclistas aprovam bloqueio

O segundo teste da CET para avaliar a viabilidade de antecipar o bloqueio aconteceu no sábado (4) e choveu durante a tarde na capital paulista. Mesmo assim, algumas pessoas aproveitaram para pedalar ou correr na via.

Fernando Neves, de 51 anos, deixou o aniversário do filho de 7 anos para ir pedalar. Ele estava com o amigo Daniel Santos, de 32. Os dois haviam combinado com antecedência de ir pedalar com o Minhocão fechado mais cedo no sábado.

Para Fernando, o fechamento é uma opção viável, uma área de lazer muito interessante. Mas, “para se tornar uma área de lazer efetiva precisa de mais acessos”. Ele ainda destacou que não considera o teste “exatamente válido, porque estamos no período das férias.”

Primeiro teste

Na Virada Cultural, a companhia fez o primeiro monitoramento do trânsito e constatou que o bloqueio da via às 15h não prejudicou o tráfego.

O estudo apontou que, logo após o fechamento do Minhocão, houve aumento do fluxo de veículos nas vias sob o elevado. A maior lentidão ocorreu no cruzamento da Rua Amaral Gurgel com a Major Sertório, na região Central.

A lentidão da Avenida General Olímpio da Silveira se estendeu da Praça Marechal Deodoro até a Rua Traipu. Na Rua das Palmeiras e Sebastião Pereira, houve lentidão do cruzamento com a Rua Jaguaribe até a Praça Marechal Deodoro.

A CET fez ajustes na programação dos semáforos para reduzir a lentidão e proibiu o estacionamento na Rua Amaral Gurgel.

Estacionamento

O estudo concluiu ainda que é necessário rever a regulamentação de estacionamento na Rua das Palmeiras, Amaral Gurgel, Avenida São João sentido centro-bairro (entre Av. Duque de Caxias e rua Helvétia), Rua Major Sertório e Rua Jaguaribe.

Em maio, vereadores da capital paulista aprovaram, em primeira votação, um projeto de lei para fechar o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, para a circulação de carros aos sábados. Isso já acontece aos domingos e feriados e também durante a semana, entre as 21h30 e 6h30.

* Com informações do G1

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS